MENU

Mundo

Na Turquia, número de mortos após explosão em mina chega a 201

Na Turquia, número de mortos após explosão em mina chega a 201

Fonte: Globo.comAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:01
Equipes de resgate retiram mineiro acidentado em explosão na Turquia
Equipes de resgate retiram mineiro acidentado em explosão na Turquia

Equipes de resgate retiram mineiro acidentado em explosão na TurquiaAo menos 201 mineiros morreram e cerca de 200 seguem soterrados após a explosão de uma mina de carvão em Soma, no oeste da Turquia, nesta terça-feira (13). O balanço oficial até o momento foi divulgado pelo ministro de Energia do país, Taner Yildiz, nesta quarta-feira (14) – na data local. Cerca de 80 pessoas estariam feridas, quatro delas em estado grave.

Segundo a agência de notícias de notícias France Presse, o ministro afirmou que 787 pessoas estavam na mina na hora da explosão e que os socorristas seguem em "uma corrida contra o tempo" em busca de sobreviventes. Ainda de acordo com Taner Yildiz, como informa a agência Efe, 363 trabalhadores conseguiram deixar a mina sozinhos.
A explosão teria sido causada por uma falha elétrica, ocorrida por volta das 9h30 (horário de Brasília). À noite, as equipes de socorristas continuavam a retirar os feridos a conta-gotas, a maioria com graves dificuldades respiratórias.

Os bombeiros tentavam bombear ar para as galerias da mina para os mineiros presos cerca de dois quilômetros sob a superfície da terra e a uma distância de quatro quilômetros da entrada da mina. Segundo os bombeiros, uma fumaça espessa dificulta o avanço das equipes.

Os socorristas enviaram um helicóptero para o local do acidente, e o Exército, uma equipe de cerca de 20 pessoas, segundo a agência turca de notícias Anatolia. Os mineiros teriam máscaras de oxigênio à sua disposição, mas não se sabe por quanto tempo podem sobreviver nessas condições, de acordo com a imprensa local.

Parentes dos mineiros estão no local do acidente e no hospital de Soma, para onde os feridos estão sendo levados. Muitos estão aos prantos. Em um comunicado, a companhia mineradora Soma Komur considerou o episódio um "acidente trágico" e lamentou que "infelizmente, alguns dos nossos empregados perderam a vida nesse acidente."

O Ministério turco do Trabalho e da Segurança Social anunciou que a mina foi inspecionada pela última vez em 17 de março e que aplica as normas em vigor.

As explosões em minas de carvão são comuns na Turquia, principalmente no setor privado, que, em muitos casos, não respeita as regras de segurança. O acidente mais grave aconteceu em 1992, quando 236 mineiros perderam a vida em uma explosão de gás na mina de Zonguldak.

O distrito de Soma, que tem cerca de 100.000 habitantes, é um dos principais centros de extração de lignito (carvão fóssil), a principal atividade da região.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições