MENU

Mundo

Nível do mar pode subir mais que previsto pela ONU, afirma Austrália

Nível do mar pode subir mais que previsto pela ONU, afirma Austrália

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:42

Estudo divulgado nesta segunda-feira pelo governo da Austrália aponta que o nível do mar pode subir entre 0,5 e um metro até 2100 devido ao aquecimento global. O índice é superior à expectativa do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da ONU ) que previa uma elevação entre 0,18 e 0,76 metro para o mesmo período.

“A estimativa plausível de aumento da água do mar até 2100, em comparação com o ano 2000, é de 0,5 a um metro”, cita o relatório com o título ‘A década crítica’, publicado pela Comissão de Mudanças Climáticas australiana. O documento também lembrou também que o nível do oceano aumentou aproximadamente 20 centímetros desde 1880.

Ainda de acordo com a pesquisa,  uma elevação em 50 centímetros já causaria sérios impactos em cidades costeiras como Sidney e Melbourne, que sofreriam graves inundações.

Menos poluição

O estudo ainda comenta o processo de ‘descarbonização’ da economia do país, para minimizar as emissões de dióxido de Carbono (CO2) e uso de energia limpa até 2050. Segundo o chefe da comissão, Tim Flannery, a Austrália tem exatamente oito anos e sete meses para cumprir a meta de reduzir em 5% as emissões até 2020, em comparação com os níveis de 2000.

A maior nação da Oceania é também uma das mais poluentes em termos per capita, com uma taxa cinco vezes maior que a da China, devido às exportações de carvão e outros recursos naturais. A Austrália assinou o Protocolo de Kyoto em 2007 e atualmente discute a possibilidade de implantar um imposto sobre as emissões de carbono.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições