MENU

Mundo

Nos EUA, após 9 anos na cadeia, inocente condenado à morte é liberado

Caso levantou, mais uma vez, a polêmica sobre a pena de morte e os problemas no judiciário americano

Fonte: Terra.comAtualizado: quinta-feira, 9 de outubro de 2014 às 13:24
Libertação de homem que havia sido condenado à morte gera mais polêmica sobre a pena capital
Libertação de homem que havia sido condenado à morte gera mais polêmica sobre a pena capital

Depois de passar nove anos preso, quatro deles no corredor da morte, o operário Manuel Velez, 49 anos, foi libertado nesta quarta-feira nos Estados Unidos. O caso dele vem sendo apontado por ativistas contrários à pena de morte como exemplo dos problemas do sistema judiciário americano.

Velez foi preso no Estado do Texas em 2005 pela morte de um bebê de 11 meses de idade que estava sob seus cuidados, filho de sua então namorada. Em 2008 ele foi sentenciado à morte.

Agora, ao revisar o caso, uma juíza do Texas decidiu que Velez é inocente e que os advogados que o defenderam inicialmente - indicados pelo Estado, já que o réu não tinha condições financeiras de contratar seus próprios defensores - cometeram erros que levaram à sua acusação.

O drama de Velez começou em 31 de outubro de 2005, quando percebeu que o bebê, Angel Moreno, apresentava dificuldades para respirar.

A criança foi levada ao hospital e morreu dois dias depois, em decorrência de lesão cerebral.

Velez havia se mudado para a casa da namorada e mãe da criança, Acela Moreno, na cidade texana de Brownsville, apenas duas semanas antes. Ele e Acela foram acusados do crime.

Acela cumpriu cinco anos de prisão, concordou em testemunhar contra Velez e foi deportada para o México. Ele foi condenado à morte.

Erros
Quando Velez já estava no corredor da morte, advogados especializados que se interessaram por seu caso e decidiram buscar a reversão da pena descobriram inúmeros erros no processo que levou à sua condenação.

Segundo a acusação, os ferimentos que levaram à morte do bebê teriam ocorrido em um período de até poucos dias antes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições