MENU

Mundo

Nos EUA, enfermeira terá quarentena forçada

Enfermeira Kaci Hickox deverá ter 'monitoramento ativo direto', diz decisão. Ela tratou de pacientes com ebola em Serra Leoa, país afetado pelo vírus.

Fonte: Bem Estar - Globo.comAtualizado: sexta-feira, 31 de outubro de 2014 às 17:13
Kaci Hickox e seu namorado Ted Wilbur passeam de bicicleta em Fort Kent, no Maine, nos Estados Unidos. Hickox tratou pacientes com ebola em Serra Leoa e, apesar de testar negativo para o vírus, deveria ficar em quarentena até 10 de novembro
Kaci Hickox e seu namorado Ted Wilbur passeam de bicicleta em Fort Kent, no Maine, nos Estados Unidos. Hickox tratou pacientes com ebola em Serra Leoa e, apesar de testar negativo para o vírus, deveria ficar em quarentena até 10 de novembro

A disputa entre o Estado norte-americano do Maine e uma enfermeira que tratou de pacientes com ebola em Serra Leoa esquentou nesta sexta-feira (31), quando um juiz emitiu uma ordem provisória forçando a profissional de saúde a cumprir um período de quarentena, após ela ter ignorado autoridades e saído de casa para um passeio de bicicleta.

A decisão de Charles LaVerdiere, juiz presidente da corte distrital do Maine, determina que a enfermeira Kaci Hickox seja submetida a "monitoramento ativo direto" e que "não compareça a locais públicos" como shopping centers, cinemas e locais de trabalho, exceto para receber tratamento necessário.

A ordem temporária, no entanto, permite que a enfermeira participe do que o juiz chamou de atividades públicas sem reunião de pessoas, como caminhar ou correr no parque, mas a orienta a manter distância de um metro de qualquer pessoa.

A disputa sobre a quarentena entre a enfermeira e as autoridades do Maine se tornou o foco de uma polêmica envolvendo vários Estados norte-americano que decidiram impor medidas restritivas para prevenir o ebola e um governo federal cauteloso que isso possa prejudicar a ida de voluntários da área de saúde para combater o surto de Ebola na África Ocidental.

ONG condena governo americano
Para a organização Médicos Sem Fronteiras, quarentenas obrigatórias a médicos e enfermeiros que retornam de regiões com surto de ebola criam um "efeito paralisante" nas operações do grupo humanitário.

A ONG discute a possibilidade de encurtar algumas atribuições como resultado de restrições impostas por alguns Estados desde que um de seus médicos norte-americanos, Craig Spencer, foi hospitalizado em Nova York na semana passada com o vírus.

"Está havendo um aumento de ansiedade e confusão entre os integrantes da equipe do MSF em ação sobre o que eles podem enfrentar quando voltarem para casa após a conclusão de suas atribuições na África Ocidental", disse a diretora-executiva do Médicos Sem Fronteiras, Sophie Delaunay, em comunicado.

Viagens adiadas
Alguns trabalhadores do MSF estão atrasando o seu retorno para casa depois de suas atribuições e permanecem na Europa por 21 dias, período máximo de incubação do Ebola, "a fim de evitar enfrentar a crescente estigmatização e possíveis quarentenas", segundo Delaunay. "Algumas pessoas estão sendo desencorajadas por suas famílias a retornar para o campo (região com a doença)", disse ela.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou novo balanço esta semana, em que relata um total de 4.920 mortes e 13.703 casos nos oito países afetados pelo surto até 27 de outubro. A agência das Nações Unidas afirmou ter tentado atualizar seus dados depois que exames laboratoriais descartaram muitos diagnósticos falsos --mortes "prováveis" e "suspeitas" que na verdade não foram causadas pelo vírus.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições