MENU

Mundo

Número de deslocados no mundo é maior desde a metade dos anos 1990

Número de deslocados no mundo é maior desde a metade dos anos 1990

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O número de deslocados no mundo aumentou em 2009 em comparação com 2008, chegando ao maior nível desde a metade dos anos 1990, aponta o relatório anual do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), divulgado na noite desta segunda-feira (14). Segundo o texto, 43,3 milhões de pessoas tiveram de deixaram suas casas no ano passado. Esse número inclui refugiados, deslocados internos e solicitantes de asilo.

Os países em desenvolvimento abrigam 80% da população de refugiados no mundo. Quase a metade deles são mulheres e crianças e vivem em centros urbanos. O Paquistão é o país que mais abriga refugiados, com 1,7 milhão, seguido por Irã e Síria. ''O mundo não ficou mais seguro em 2009'', disse o funcionário da Acnur Volker Turk, segundo a agência de notícias France Presse, citando como exemplos a violência no Paquistão, a insegurança no Iraque - ''que não mudou''.

Já o Afeganistão tem sido, nas últimas três décadas, o país que mais exporta refugiados - um em cada quatro refugiados é afegão. Embora os refugiados afegãos possam ser encontrados em 71 países, 96% deles estão no Paquistão e no Irã. Os iraquianos são o segundo maior grupo de refugiados no mundo: 1,8 milhão, sendo que a maioria procura refúgio em países vizinhos.

Sozinhos, iraquianos e afegãos representam quase a metade (45%) de todos os refugiados sob responsabilidade da Acnur.

Além das pessoas que saem de seus países, a Acnur ajuda deslocados internos - aqueles que deixam suas casas sem deixar a nação. ''As trágicas situações da república Democrática do Congo, Paquistão e Somália contribuíram em sua maioria para aumentar em 1,2 milhão os deslocados sob cuidados da Acnur'', segundo o relatório. A Colômbia, que começou a registrar deslocados internos em 1997, em 2009 tinha uma população deslocada de 3,3 milhões.

O relatório informa ainda que em 2009, 251,5 mil refugiados foram repatriados voluntariamente - o menor número desde 1990. ''Crises humanitárias e políticas não apenas desabrigaram milhares de mulheres, homens, meninas e meninos, mas também impedem a volta de refugiados e de deslocados internos'', diz o relatório.

Outro grupo de pessoas atendidas pela Acnur é o de apátridas, aqueles que não são considerados cidadãos por nenhum país. No ano passado, a agência da ONU conseguiu identificar 6,6 milhões de apátridas em 60 países, mas estima que o número seja o dobro no mundo, 12 milhões.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições