MENU

Mundo

Obama adota percurso comedido em busca dos eleitores de centro

Obama adota percurso comedido em busca dos eleitores de centro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:47

O presidente Barack Obama abriu a semana passada convidando os democratas a abraçar sua campanha de reeleição. Ele a fechou elogiando os republicanos por chegar a um acordo para cortar os gastos deste ano e evitar uma paralisação do governo.

A justaposição deixou mais claro o estilo mais centrista que Obama tem adotado desde que seu partido enfrentou grandes perdas nas eleições de novembro, e sua estratégia para recuperar os eleitores de centro em busca de conquistar um segundo mandato.

Mas ao concordar na noite da sexta-feira naquilo que chamou do maior corte de despesas anuais na história da nação, o presidente se afastou ainda mais de seu partido no Congresso, agravando as preocupações de alguns democratas que questionam se ele realmente faz parte do time ou se está disposto a gastar capital político para defender seus princípios nas grandes batalhas que terá pela frente.     A questão de Obama ter como objetivo as prioridades democratas será muito mais urgente para o seu partido conforme os republicanos, energizados por seu sucesso na redefinição dos termos do debate em Washington, pressionam uma agressiva agenda conservadora nos próximos meses, que inclui mais cortes nos gastos e uma reformulação drástica dos programas Medicare e Medicaid.

O presidente pode ser visto como liberal por alguns de seus críticos conservadores, mas para a base tradicional do Partido Democrata ele é freqüentemente visto como não liberal o suficiente. Conforme os detalhes do acordo de orçamento foram divulgados no sábado, a primeira crítica veio da esquerda, do deputado Jesse L. Jackson Jr., democrata de Illinois. Ele acusou o presidente de "manter o governo nas costas dos pobres e excluídos”.

Mesmo antes da batalha sobre o orçamento deste ano, muitos liberais estavam preocupados que o patrocínio de Obama de uma comissão fiscal que recomendou mudanças para a Segurança Social, o Medicare e o Medicaid sugeriam uma disposição de sua parte de ir mais longe do que eles gostariam em repensar o sistema de previdência social.

David Plouffe, um assessor sênior do presidente, rejeitou as críticas e instou os democratas "absorver os detalhes disso". "A coisa mais fácil de fazer é ficar no seu canto e jogar jogos políticos", disse Plouffe, em uma entrevista no sábado. "Muitas vezes você não será capaz de chegar a um acordo e terá de entrar no modo pugilismo, mas você não pode ver qualquer tipo de acordo com o outro lado como uma fraqueza".

Acordos

A Casa Branca espera que os eleitores vejam os acordos como sinais de uma liderança madura em um ambiente partidário, e não de fraqueza – o que os republicanos congressistas e potenciais candidatos presidenciais mais frequentemente tentam atribuir a Obama.

Depois de os republicanos encontrarem o sucesso ao mostrar Obama como um político de inclinação liberal reflexiva sobre a expansão do alcance do governo, o presidente tem procurado se reapresentar como um líder pragmático mais sintonizado com o centro político do que com as ideologias de esquerda ou direita. Ele fala sobre esse tipo de política há anos, mas agora o seu desafio é empregá-la.

Em sua manipulação da fase final das negociações do orçamento, ele se retratou como mais um mediador instando as duas partes a fazer seu trabalho do que como outro democrata na mesa. Assim como fez em dezembro, ao concordar em estender os cortes de impostos de Bush, em troca de algumas medidas de estímulo econômico, ele se mostrou disposto a trocar algumas das prioridades do seu partido a fim de garantir outras.     Pesquisas sugerem que os eleitores independentes e moderados – principalmente as mulheres – que abandonaram os democratas em 2010, preferem acordos a rixas partidárias, e, nesse sentido, Obama tem a oportunidade de reconquistar um segmento importante da coalizão que o colocou na Casa Branca. "Eu não teria feito os cortes em melhores circunstâncias", disse Obama no sábado em seu programa semanal de rádio e internet. "Mas nós também impedimos que esse importante debate fosse minimizado por divergências políticas e discordâncias independentes sobre questões sociais".

Dificuldade

O acordo alcançado por Obama, o presidente da Câmara John A. Boehner e o senador Harry Reid, líder da maioria, representou um dos momentos mais dramáticos de sua presidência e uma ruptura brusca com o paralelo histórico do confronto de 1995 entre o presidente Bill Clinton e o então presidente da Câmara Newt Gingrich. Ao contrário de seus antecessores, Obama e Boehner decidiram que o perigo de permitir o desligamento do governo – e todas as suas consequências políticas e econômicas – era grande demais para não chegarem a acordo sobre um meio termo.

O anúncio teve todas as marcas de um tema de campanha: Obama reúne as pessoas e se coloca acima de disputas políticas num momento em que os americanos enfrentam toda sorte de desafios. No entanto, os elementos do acordo também ressaltam as tensões presentes na coalizão Obama.

Os conselheiros do presidente argumentam que a ampla coalizão de apoiadores que deu a Obama 53% dos votos populares e 365 votos no Colégio Eleitoral em 2008 nunca realmente se equiparou com a base democrata tradicional. Para enfrentar sua campanha de reeleição e as grandes batalhas legislativas centralizadas no orçamento de 2012 e na necessidade de elevar o teto da dívida federal, ele agora está bem posicionado para atrair o centro político, mesmo que seus aliados argumentem que o atual partido republicano é tão extremo que os liberais irão apoiá-lo como a melhor alternativa.

Obama não apenas ajudou a evitar a paralização do governo pela primeira vez em 15 anos, mas também pressionou os republicanos a retirar disposições destinadas a limitar o financiamento para o planejamento familiar e a limitar as normas ambientais. Ao fazer isso, ele assumiu o papel de um árbitro equilibrado, elevando-se acima das disputas para apropriar-se de uma solução e não de um problema.

"Ele é o adulto indiscutível no grupo", disse Jim Jordan, estrategista democrata que gerenciou campanhas ao Senado e presidência no país. "Os presidentes quase sempre se saem bem quando comparados com o Congresso".

Teste

O presidente não é, contudo, a única figura que sobreviveu a um teste dentro de seu próprio partido na semana passada e saiu mais fortalecido. Boehner, que enfrentava um desafio ainda maior do que Obama, manteve seu contingente rebelde republicano junto diante de uma disputa intensa entre os conservadores sociais, o movimento Tea Party e outros elementos do partido. Mas um ar fresco de disciplina tomou conta da conferência republicana, com alguns membros se manifestando contra o seu presidente da Câmara.

A prova final do orçamento, que chegou perigosamente perto de uma desistência real, chamou a atenção para como o estilo de liderança do presidente evoluiu desde os primeiros dias, quando muitas vezes ele parecia profundamente envolvido nas negociações legislativas, concentrando-se tanto em detalhes quanto na construção de um processo narrativo amplo para a sua presidência. Nesse caso, ele aumentou sua participação direta nas negociações nos últimos dias, mas por meses deixou seus assessores lidarem com os detalhes.

Quando um acordo foi finalmente alcançado na noite de sexta-feira, Obama não correu imediatamente para as câmeras que o estavam esperando há horas. Ele não prosseguiu até que Boehner consultasse os republicanos temerosos de que alardear o frágil acordo com a Casa Branca poderia ameaçá-los.

Enquanto Reid, Boehner e seus aliados trocaram farpas incendiárias ao longo da fase final do impasse – com cada lado tentando enquadrar o debate – o presidente manteve uma certa distância. Ele incitava ambos os lados em aparições tarde da noite na sala de imprensa da Casa Branca, sem nunca deixar passar a chance de aproveitar o púlpito para provocações, mas ele não se envolveu publicamente no vaivém que caracterizou os últimos dias de negociações no Congresso.

Sua mensagem ao longo do processo foi centrada na necessidade de obter resultados – uma abordagem que parece ter gerado alguma preocupação entre os republicanos de que Obama recuperou seu equilíbrio político.

Karl Rove, o estrategista político do presidente George W. Bush, lembrou os republicanos em seu boletim semanal de como Clinton se beneficiou politicamente da paralização do governo em sua administração, especialmente dos eleitores que percebiam Clinton como um líder forte. Ele sugeriu que o mesmo poderia acontecer a Obama. "Os republicanos deveriam ser cuidadosos para não deixá-lo se recuperar enquanto ele se prepara para sua campanha de reeleição em 2012", disse Rove.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições