MENU

Mundo

Obama critica republicanos que defendem ataque imediato contra Irã

Obama critica republicanos que defendem ataque imediato contra Irã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

iG São Paulo

Para líder, os que pedem ação esquecem &custo da guerra&: &Essas pessoas não têm várias responsabilidades. Não são comandante-chefe&

O presidente dos EUA, Barack Obama, reiterou nesta terça-feira que a diplomacia ainda pode solucionar a crise sobre o programa nuclear do Irã, suspeito de querer produzir armamento nuclear, e acusou seus críticos republicanos de "bater os tambores da guerra". "Essas pessoas não têm várias responsabilidades", disse ao criticar os pedidos para que lance um ataque contra o país persa. "Eles não são comandante-chefe", afirmou em referência a cargo que ocupa como líder americano.

Pró-conflito: Maioria dos pré-candidatos republicanos defende guerra contra Irã

 

 

O presidente dos EUA, Barack Obama, gesticula durante coletiva na Casa Branca em Washington

Foto: AP

Discurso: Obama reitera apoio a Israel com ameaça ao Irã, mas defende diplomacia

 

A tensão com o Irã, e a preferência de Obama pela contenção, dominou sua primeira coletiva do ano, feita no mesmo dia em que os pré-candidatos republicanos disputam a chamada Superterça, quando dez Estados vão às urnas para o processo de escolha do rival do presidente dos EUA nas eleições de dezembro. As declarações também foram dados no dia em que a União Europeia (UE) anunciou que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha aceitaram retomar o diálogo com Teerã.

Obama disse que seus críticos esquecem o "custo da guerra" em sua pressa por punir o Irã e defender Israel, que vê um Irã nuclear como uma ameaça mortal na região do Oriente Médio. Retórico na direita é "mais sobre política do que sobre tentar resolver um problema difícil", declarou. O presidente americano reafirmou que está concentrado em "sanções fortes" já impostas contra o país e na pressão internacional para evitar que a nação persa desenvolva uma arma nuclear.

O líder dos EUA afirmou que em seus encontros privados nesta semana com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, passou a mesma mensagem que seus pronunciamentos públicos, sugerindo que a pressão israelense por uma ação urgente não se baseia em fatos. Segundo ele, uma decisão não será necessariamente tomada nas próximas semanas ou meses.

Encontro: Em reunião com Obama, premiê defende soberania de Israel sobre Irã

Pressão: Nos EUA, Netanyahu diz que tempo está se esgotando para o Irã

Na coletiva, Obama também afirmou que a violência na Síria é de "devastadora", mas não mostrou nenhuma intenção de envolvimento militar no país árabe. Segundo ele, uma ação unilateral dos EUA contra o regime de Bashar al-Assad seria um erro. Ele também rejeitou uma comparação com a Líbia, onde os EUA e aliados intervieram no ano passado.

Síria, disse o presidente dos EUA, é muito mais complicada. A Rússia e a China têm vetado resoluções no Conselho de Segurança para condenar o regime, e o Exército de Assad é muito mais bem equipado e mais poderoso do que a força líbia.

Obama vem resistindo a pedidos para intervir na sangrenta repressão de Assad contra os manifestantes, que deixou mais de 7,5 mil mortos, segundo a ONU. Até agora, a estratégia de Washington e da UE tem sido usar sanções e o isolamento diplomático internacional para pressionar Assad a entregar o poder.

*Com AP


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições