MENU

Mundo

Obama diz que mandar reforço de tropas ao Afeganistão foi sua decisão mais dura

Obama diz que mandar reforço de tropas ao Afeganistão foi sua decisão mais dura

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse no domingo que a sua recente decisão de enviar 30 mil soldados adicionais para o Afeganistão foi a mais difícil do seu mandato, e que dentro de um ano vai ficar claro se a estratégia funciona.

Em entrevista à rede CBS, Obama disse discordar de analistas que criticaram o tom supostamente professoral e frio do discurso em que anunciou o envio dos reforços, no último dia 1º de dezembro.

''Foi na verdade provavelmente o discurso mais emotivo que já fiz, em termos de como me sentia a respeito'', disse Obama. ''Porque eu estava olhando sobre um grupo de cadetes (na Academia Militar de West Point), alguns dos quais serão mobilizados para o Afeganistão. E potencialmente alguns podem não voltar. Não há um discurso que eu tenha feito que tenha me atingido as entranhas como esse''.

Questionado sobre se o envio de reforços foi o momento mais difícil do seu mandato, iniciado em janeiro, ele respondeu que ''absolutamente'' sim.

Os reforços eram rejeitados por parte do seu Partido Democrata, mas atendiam parcialmente a pedidos do general Stanley McChrystal, comandante das forças dos EUA no Afeganistão, que enfrenta o recrudescimento da insurgência da milícia islâmica Taliban.

Na entrevista de domingo, Obama repetiu a meta de começar a retirar tropas do Afeganistão em julho de 2011, mas salientou que se trata do início de um período de transição, e que a desocupação será gradual.

A data anunciada, segundo Obama, serve para sinalizar ao povo afegão que a presença dos EUA não é ilimitada. ''Acho que há no Afeganistão elementos que ficariam perfeitamente satisfeitos em transformar o Afeganistão em um protetorado permanente dos EUA - no qual eles arcariam com o ônus'', afirmou o presidente, ressalvando que esse nunca foi o objetivo dos EUA em oito anos de conflito.

Por outro lado, Obama disse que dentro de um ano pode alterar novamente a estratégia, caso a atual não esteja funcionando.

''Acho que saberemos até o final de dezembro de 2010 se a abordagem que o general McChrystal discutiu em termos de dar segurança aos centros populacionais está ou não atendendo seus objetivos'', disse.

''Se a abordagem recomendada não funciona, então, sim, vamos mudar as abordagens'', acrescentou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições