MENU

Mundo

Obama e Romney baixam o tom e fazem brincadeiras durante jantar

Obama e Romney baixam o tom e fazem brincadeiras durante jantar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

EFE

Candidatos trocaram brincadeiras durante um jantar beneficente. Democrata fez autocríticas e republicano optou pelo humor sarcástico

Em uma rara mudança de tom a 19 dias das eleições, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu rival republicano, Mitt Romney, trocaram brincadeiras na noite desta quinta-feira durante um jantar no qual o primeiro optou pela autocrítica e o segundo, pelo humor incisivo e sarcástico. Dois dias após seu tenso segundo debate televisionado, Obama e Romney se encontraram no salão do hotel Waldorf Astoria, em Nova York, em um jantar beneficente que desde 1960 reúne tradicionalmente os candidatos a dias das eleições.

Romney foi o primeiro a dirigir-se ao público, fazendo uma referência a suas vestimentas, um fraque preto com gravata borboleta branca, quase idêntico ao de Obama. \"Uma campanha requer muitas mudanças de vestuário. É um alívio poder relaxar e finalmente usar o que (minha mulher) Ann e eu usamos em casa\", brincou o rico ex-governador de Massachusetts. Em uma leve alfinetada, o candidato lamentou que Obama não tivesse levado ao jantar o vice-presidente Joe Biden, \"porque ele ri de qualquer coisa\", em alusão ao constante sorriso de Biden durante o debate vice-presidencial contra o republicano Paul Ryan.

Seguro de si, Romney assegurou que Obama \"está nos últimos meses de sua Presidência\" e lembrou que ambos têm pessoas nas quais podem se apoiar. \"Eu tenho a minha preciosa mulher Ann, ele tem (o ex-presidente dos EUA) Bill Clinton\", ironizou. Já Obama iniciou seu discurso pedindo \"por favor, ocupem seus assentos ou Clint Eastwood gritará na direção deles\", em referência à atuação do veterano ator e diretor durante a Convenção Nacional Republicana, em agosto.

A partir daí, Obama concentrou a maioria de suas brincadeiras em sua má atuação no primeiro debate presidencial. \"Tinha mais energia no segundo debate. Estava muito descansado após o longo cochilo que tirei durante o primeiro\", riu o líder americano. No entanto, nem tudo foi autocrítica para Obama, que não duvidou em lembrar que tem uma vantagem para o debate da próxima segunda-feira, centrado apenas em política externa. \"Posso antecipar algo: acabamos com Bin Laden\", ressaltou o presidente.

Os dois rivais encerraram seus discursos com comentários amáveis. Romney lembrou que Obama tem \"muitas qualidades e uma preciosa família, que deixaria qualquer homem orgulhoso\"; já o líder disse que admira o seu adversário \"como homem de família e pai, dois títulos que contam mais que os políticos\". 


Guiame

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições