MENU

Mundo

OEA vota por reincorporação de Honduras

OEA vota por reincorporação de Honduras

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:40

A Organização dos Estados Americanos (OEA) reincorporou nesta tarde Honduras à organização após 23 meses de suspensão em decorrência do golpe de Estado que retirou o ex-presidente Manuel Zelaya da Presidência do país em 2009. A decisão ocorreu em uma Assembleia Extraordinária do Conselho Permanente da entidade ocorrida em Washington, em uma votação que contou com a aprovação de quase todos os países-membros, com exceção do Equador, o único a votar contra a reincorporação.

"Democracia, Estado de Direito, devido processo, não à impunidade, não podem ser somente palavras que se repetem nos discursos", afirmou a embaixadora equatoriana frente à OEA, María Isabel Salvador.

Ela atestou que o governo hondurenho "não tomou as medias suficientes para o retorno a esta organização", e argumentou que "a impunidade propicia a repetição crônica da violação dos direitos humanos".

O Equador foi também o único Estado da Aliança Bolivariana para o Povo da Nossa América (Alba), que manteve sua oposição à medida, apesar de todo o grupo ter se colocado contra o golpe que retirou Zelaya do poder em junho de 2009. Por sua vez, a representação dos Estados Unidos reiterou seu apoio à reincorporação, mas declarou sua "preocupação" com a "contínua violência" no país centro-americano.

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Hillary Clinton recebeu uma carta de um grupo de parlamentares demonstrando sua inquietude com o grande número de casos de violência no país.

A diplomacia norte-americana considerou que o "problema" da ruptura constitucional em Honduras "já foi resolvido" com as eleições presidenciais que elegeram Porfírio Lobo.

A medida foi tomada com base na Carta Democrática da OEA, utilizada pela primeira vez na história da entidade no caso de suspensão de um Estado.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições