MENU

Mundo

ONU quer que Síria preste contas por crimes contra a humanidade

ONU quer que Síria preste contas por crimes contra a humanidade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, insistiu nesta sexta-feira (2) na "necessidade urgente" de que o governo da Síria "preste contas" por crimes contra a humanidade, ao abrir uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra.

Pillay recordou as conclusões do relatório divulgado na segunda-feira pela comissão internacional de investigação, com mandato do Conselho de Direitos Humanos, que denuncia crimes contra a humanidade cometidos pelas forças de segurança sírias. O brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, chefe da comissão, afirmou que as forças de segurança sírias causaram a morte de 56 crianças em novembro, o mês mais violentos desde o início dos protestos no país.

"Segundo fontes confiáveis, até agora 307 crianças foram mortas pelas forças de segurança. Novembro foi o mês mais letal, com 56 crianças mortas", declarou Paulo Pinheiro na reunião.

Os peritos da comissão, que não foram autorizados a entrar no território sírio, conversaram com 223 parentes de vítimas, testemunhas e desertores do Exército sirio, entre os meses de setembro e novembro.

Pinheiro disse ter compilado provas sólidas que mostram que crianças figuravam entre as vítimas de tortura e assassinados atribuídos a forças de segurança sírias.

A ONU calcula que 4.000 pessoas morreram durante a violenta repressão iniciada em março. A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, advertiu na véspera que o país está "à beira da guerra civil".

"O extremo sofrimento da população, dentro e fora da Síria, deve ser tratado como uma questão de urgência", afirmou Pinheiro.

O Conselho de Direitos Humanos deve se pronunciar durante o dia sobre um projeto de resolução elaborado pela União Europeia que prevê uma condenação das "graves violações sistemáticas dos direitos humanos" cometidos pelas autoridades sírias.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições