MENU

Mundo

Operários entram no edifício do reator número dois de Fukushima

Operários entram no edifício do reator número dois de Fukushima

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

Funcionários vestidos com trajes de proteção entraram por alguns minutos nesta quarta-feira (18) no edifício do reator número dois da central japonesa de Fukushima para medir a taxa de radioatividade e avaliar os danos, informou a operadora da central.

A incursão, a primeira ao edifício do reator 2 desde o acidente nuclear provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março, acontece no momento em que os funcionários tentam estabilizar a temperatura dos reatores, uma operação que deve prosseguir até janeiro.

Quatro funcionários da Tokyo Electric Power (Tepco) permaneceram por 14 minutos no edifício, com trajes de proteção e cilindros de oxigênio.

No início de maio, operários entraram pela primeira vez no edifício do reator número 1.

O Japão está tentando conter uma crise no complexo nuclear de Fukushima Daiichi, após um terremoto de magnitude 9 seguido de um tsunami em 11 de março que afetaram o sistema de resfriamento da usina, levando a vazamentos de radiação.

Reforma

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, disse nesta quarta-feira que o Japão precisa repensar a forma que a energia nuclear é regulamentada no país, mas se esquivou da questão sobre quão grande será o papel da energia nuclear no futuro do país.

"Precisamos considerar completamente o que precisa ser feito para aprimorar a segurança da energia nuclear", disse Kan em entrevista coletiva.

Kan, que tem sido alvo de críticas pela forma que gerenciou a crise nuclear, também disse que permitirá a reabertura de usinas nucleares que foram desativadas para inspeções assim que elas atenderem a padrões de segurança e emergência.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições