MENU

Mundo

Oposição convoca 'Dia da Ira' na Jordânia

Oposição convoca 'Dia da Ira' na Jordânia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

A oposição islamita da Jordânia convocou para sexta-feira (25) o "Dia da Ira" para "denunciar a violência e reclamar reformas", no que espera que seja a maior manifestação desde o início dos protestos no reino hachemita desde janeiro, anunciou nesta quarta-feira.

"Cerca de 10.000 membros do movimento islâmico são esperados em Amã para denunciar a violência e reclamar reformas", declarou à AFP Zaki Bani Rsheid, membro do comitê executivo da Frente de Ação Islâmica (FAI), vinculada à Irmandade Muçulmana e principal partido de oposição.

  Outros 19 partidos e agrupações convocaram a manifestação ao lado da FAI na capital e em diferentes províncias de reino.

"O governo obteve um prazo para executar as reformas, mas claramente hesita e tenta ganhar tempo com palavras", acrescentou Bani Rsheid.

Os islamitas haviam limitado sua participação nas manifestações nas últimas semanas depois de abrir um diálogo com o governo e o rei e obteve a promessa de que colocará as reformas em andamento.

As manifestações começaram na Jordânia em janeiro para protestar contra o aumento do custo de vida.

O rei afastou em 1º de fevereiro seu primeiro-ministro para tentar acalmar a população e se comprometeu em realizar reformas gerais depois de uma reunião com os islamitas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições