MENU

Mundo

Oposição e governo bolivianos chegam a acordo para aprovar data de referendo

Oposição e governo bolivianos chegam a acordo para aprovar data de referendo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Os parlamentares da oposição e os partidários do presidente da Bolívia, Evo Morales, chegaram a um acordo e estão em sessão neste momento para aprovar o projeto de lei que fixa a data da realização do referendo sobre a nova constituição boliviana para o dia 25 de janeiro de 2009. É o que noticia a Agência Boliviana de Informação (ABI).

De acordo com o chefe da bancada do partido oficialista Movimento ao Socialismo (MAS), Félix Rojas, os parlamentares também chegaram a um acordo para a realização de novas eleições em dezembro do próximo ano.

Segundo informações divulgadas mais cedo pelo ministro de Desenvolvimento Rural, Carlos Romero, o acordo só foi possível porque Evo Morales e o MAS abriram mão da possibilidade de o presidente ser reeleito contando como primeiro mandato não o atualmente exercido por Morales, mas o que começar com as eleições que devem ser convocadas para dezembro de 2009, depois de a nova Carta entrar em vigor.

"Alguns partidos políticos consideraram que isso [reeleição] era excessivo. O MAS e o presidente da República renunciaram à possibilidade de reproduzir o controle da administração pública pela via eleitoral em um segundo período constitucional, depois do adiantamento das eleições que está sendo proposto", afirmou Romero.

Dessa forma, o presidente pode se eleger no ano que vem, mas não poderá se reeleger depois disso.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições