MENU

Mundo

Oposição rejeita ideia de governo de união, e protestos seguem no Iêmen

Oposição rejeita ideia de governo de união, e protestos seguem no Iêmen

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:54

Dezenas de milhares de iemenitas participaram de novas manifestações nesta segunda-feira (28) pela renúncia do presidente Ali Abdullah Saleh, no poder há 32 anos.

Uma fonte no governo disse nesta segunda-feira que Saleh está disposto a formar um governo de união nacional com a oposição. No entanto, uma coalizão de partidos oposicionistas já rejeitou a proposta.

"A oposição decidiu ficar com o povo, mantendo a exigência de queda do regime. Não haverá recuo quanto a isso", disse Mohammed al-Sabry, porta-voz da coalizão de grupos oposicionistas.     Testemunhas disseram que cerca de 5 mil manifestantes acampados perto da Universidade de Sanaa participaram do protesto na capital. "Temos uma exigência: a queda do opressor", gritavam. "Vá embora e leve a corrupção com você!"

Os protestos contra Saleh começaram há mais de um mês e - com a ajuda das recentes rebeliões no Egito e na Tunísia - se espalharam pelo país, o mais pobre da Península Arábica.

O Iêmen já enfrenta também uma revolta xiita no norte e um movimento separatista no sul.

Em Ibb e Hudeida (norte) os protestos reuniram milhares de pessoas. Havia pelo menos 10 mil manifestantes nas ruas de Taiz, 200 quilômetros ao sul da capital.

No sul do país, confrontos com as forças de segurança mataram três soldados e um policial, mas não está claro quem está por trás dos ataques armados, que aumentaram nos últimos dias.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições