MENU

Mundo

Papa analisa amanhã casos de pedofilia com bispos belgas

Papa analisa amanhã casos de pedofilia com bispos belgas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Bento XVI recebe amanhã no Vaticano os bispos belgas e eles devem analisar juntos as medidas para evitar abusos sexuais de clérigos a menores nesse país.

A Bélgica foi sacudida pelo caso do bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, cassado pelo papa por pedofilia.

Os religiosos estão no Vaticano desde o começo da semana para cumprir a visita quinquenal ''ad limina apostolorum''. Além dos abusos, os bispos devem tratar com o Pontífice de temas como bioética, eutanásia e diálogo inter-religioso.

A Bélgica é o segundo país europeu a aprovar uma lei para a eutanásia e ''sofre'' com os escândalos de abusos sexuais por parte de clérigos, ressaltou hoje o jornal vespertino vaticano ''L'Obsservatore Romano'', que disse que as estatísticas mostram uma queda de 30% dos católicos em todo o país.

O jornal entrevistou o arcebispo de Malinas-Bruxelas e chefe dos bispos belgas, Andre Joseph Leonard, que afirmou que os casos de pedofilia ''são motivo de grande sofrimento'' e ''inquietação''.

Leonard assegurou que a Igreja belga adotou diferentes medidas para acabar com estes casos e pediu às vítimas que os denunciem perante a magistratura, ''uma medida que foi muito bem recebida''.

Outras medidas são uma formação mais profunda dos sacerdotes e seminaristas, ''começando com discernir'' se são confiáveis para o sacerdócio.

Leonard contou que há 13 anos a Conferência Episcopal Belga tem uma comissão para que todos que queiram denunciar um comportamento ilícito ou de abuso por parte dos religiosos possam se dirigir.

O ex-bispo de Bruges, Roger Vangheluwe, de 74 anos, reconheceu recentemente que tinha abusado de um jovem quando era sacerdote e foi cassado pelo papa imediatamente no dia 23 de abril.

Além do escândalo de Vangheluwe, no dia 29 um jornal belga publicou a denúncia de um homem que assegura que quando tinha 15 anos, na década de 1980, foi violado por um sacerdote da diocese de Namur, e que o atual chefe da Igreja Católica belga, Leonard, que naquela época era bispo de Namur, o encobriu. O caso está nos tribunais belgas de 2006.

Os casos de pedofilia na Igreja belga se unem aos denunciados nas igrejas dos Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Áustria, Holanda e Itália, que colocaram à Igreja Católica em uma das crises mais graves de sua história recente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições