MENU

Mundo

Paquistão diz que líder taleban morto em janeiro pode estar vivo

Paquistão diz que líder taleban morto em janeiro pode estar vivo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Agentes da inteligência do Paquistão disseram nesta quinta-feira que Hakimullah Mehsud, líder do grupo islâmico Taleban no país, está vivo. O Paquistão havia anunciado a morte de Mehsud em janeiro deste ano, após um ataque de míssil da CIA (agência de inteligência americana), perto da fronteira com o Afeganistão.

"Sim, ele está vivo", disse uma importante fonte da inteligência paquistanesa à agência de notícias Reuters. Uma outra fonte corroborou a tese de que Mehsud sobrevivera ao bombardeio de um avião não tripulado, mas disse que não há como provar isso.

"Inicialmente, nossa inteligência no campo sugeria que ele tinha sido morto por causa de ferimentos sofridos no ataque, mas fizemos verificações e nossa inteligência agora concluiu que ele foi ferido, não morto. Isso é tudo baseado em inteligência."

Se confirmada, a notícia será um golpe para a CIA, que intensificara os bombardeios a redutos do Taleban depois que Mehsud apareceu num vídeo com um agente duplo jordaniano - que matou sete empregados da CIA em um atentado suicida no leste do Afeganistão, em 30 de dezembro.

Independentemente do destino de Mehsud, no entanto, analistas não preveem mudanças nas ações do Taleban, que luta para derrubar o governo paquistanês, apoiado pelos EUA.

O ministro paquistanês do Interior, Rehman Malik, disse em fevereiro passado que possuía "informações críveis" sobre a morte de Mehsud.

"Esta confusão favorece o Taleban, pois constrange o governo", disse Rahimullah Yusufzai, especialista em assuntos tribais e do Taleban. "Mostra que há uma falta de inteligência real e que ainda há áreas que não estão sob controle do governo."

Fontes do Taleban também apresentaram versões conflitantes sobre o que ocorreu com Mehsud. Em fevereiro, um deles disse que o líder havia morrido ao ser transportado para Karachi, depois do bombardeio.

O principal porta-voz do Taleban, Azam Tariq, desmentiu a informação. Ele afirmou que Mehsud sobreviveu ao ataque, mas se mantém escondido para evitar um novo atentado.

Yusufzai confirmou a hipótese de que Mehsud pode estar preferindo a discrição para não ser atacado outra vez. Ele argumentou, contudo, que ele já não tem grande poder no país, após uma disputa de poder entre vários membros de alto escalão do Taleban.

O Taleban sofreu importantes baixas no último ano, em meio às ofensivas militares paquistanesa contra seus redutos, inclusive na região do Waziristão do Sul, onde ocorreu o ataque da CIA. As incursões do Paquistão mataram centenas de militantes e destruíram bases do Taleban.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições