MENU

Mundo

Paralisação de outro reator deixa Japão com apenas 8 unidades ativas

Paralisação de outro reator deixa Japão com apenas 8 unidades ativas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

A usina nuclear de Mihama, no oeste do Japão , paralisou nesta quinta-feira (8) o funcionamento de um de seus três reatores devido a um vazamento interno de água radioativa, o que deixa o país com apenas oito de seus 54 reatores em atividade.

A Kansai Electric Power Company (Kepco), operadora da central de Mihama, iniciou na noite de quarta (7) os trabalhos para interromper manualmente as operações do reator número 2 da usina, o que finalmente aconteceu durante a madrugada, informou a cadeia pública "NHK". Segundo a Kepco, uma falha técnica fez com que desde o início de novembro vazasse água radioativa da estrutura de pressão para um tanque de armazenamento, e existia o risco que este transbordasse.

A operadora da central ressaltou que todo o líquido contaminado segue dentro do tanque, no interior do reator, pelo que o vazamento não afetou o meio ambiente.

Pelo planejamento, a unidade 2 de Mihama seria paralisada no próximo dia 18 para uma revisão de rotina, o que segue previsto.

O fechamento desta unidade eleva para 46 o número de reatores inativos, o que representa 85% dos 54 existentes no Japão.

Muitas unidades estão paralisadas por medidas de segurança após o acidente na central de Fukushima Daiichi, enquanto outras seguem apenas em manutenção.

O fechamento paulatino dos reatores complica ainda mais o problema da provisão energética no Japão a pouco tempo do início do inverno, pelo que o governo já lançou o aviso para que empresas e a população estejam preparados para reduzir o consumo, tal qual aconteceu no verão.

Nenhum dos reatores paralisados tem autorização para retomar suas operações até que sejam efetuados os testes adicionais de resistência anunciados no verão.

Antes da crise de Fukushima, a pior no mundo em 25 anos, o Japão obtinha cerca de um terço de sua eletricidade das usinas nucleares.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições