MENU

Mundo

Parlamento elege Yukio Hatoyama primeiro-ministro do Japão

Parlamento elege Yukio Hatoyama primeiro-ministro do Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

A Câmara Baixa japonesa elegeu nesta quarta-feira, 16 de setembro, o presidente do Partido Democrata do Japão (PDJ), Yukio Hatoyama, de 62 anos, primeiro-ministro do Japão para um mandato de quatro anos. Ele apresentou seu novo gabinete e prometeu revigorar a economia.

Hatoyama, que substitui a Taro Aso, será o primeiro chefe de governo japonês que não pertence ao Partido Liberal-Democrata (PLD) desde 1955, a exceção de um breve período em meados dos anos 90.

O PDJ ganhou por maioria absoluta as eleições gerais do dia 30 de agosto no Japão, quando conseguiu 308 dos 480 cadeiras da Câmara Baixa, pelo que a escolha de Hatoyama estava assegurada. Vencedor, o partido prometeu realizar uma política "a favor da vida das pessoas".

O PDJ espera redistribuir parte da renda nacional às famílias, aos desempregados e aos aposentados, além de combater o trabalho precário e aumentar o salário mínimo.

Hatoyama foi eleito por 327 dos 480 deputados japoneses, enquanto 119 votaram em Masatoshi Wakabayashi, o candidato do Partido Liberal Democrata, relegado agora à oposição. O Senado confirmou em seguida Hatoyama, presidente do Partido Democrata do Japão (PDJ) como chefe de governo, com uma votação similar.

Sorridente, o novo premier saudou os parlamentares, em meio aos aplausos. Hatoyama anunciou logo depois a composição de seu governo, antes de prestar juramento diante do imperador Akihito. Hirohisa Fujii, 77 anos, será o ministro das Finanças, um posto chave no ambicioso programa orçamentário do PDJ.

Hatoyama confiou a pasta das Relações Exteriores a Katsuya Okada, número dois do PDJ. Uma figura da ala mais esquerditsta do partido, Naoto Kan, será o titular da nova pasta de Estratégia do Estado, um elemento essencial no projeto do partido de devolver aos parlamentares o papel dirigente, reduzindo a burocracia.

O ex-premier Taro Aso renunciou na parte da manhã ao cargo e à presidência do PLD. O agora principal partido da oposição escolherá o novo líder no dia 28 de setembro.

O PDJ governará em coalizão com dois partidos minoritários, o esquerdista Social Democrata (PSD) e o Novo Partido do Povo (NPP), cujos líderes entrarão também no Executivo.

A vitória eleitoral do PDJ colocou um fim ao regime de partido único de fato que regeu no Japão desde 1955, ano de fundação do PLD, que até agora esteve sempre no governo, exceto durante um curto período de dez meses entre 1993 e 1994.

Em sua primeira entrevista coletiva, Hatoyama declarou que deseja construir uma relação de confiança com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ao mesmo tempo, no entanto, Hatoyama disse que deseja "uma troca de pontos de vista" e "um pouco de tempo para debater e apresentar sincera e reciprocamente nossas opiniões a Obama".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições