MENU

Pesquisa aponta reeleição de Cavaco Silva em Portugal

Pesquisa aponta reeleição de Cavaco Silva em Portugal

Atualizado: Quarta-feira, 19 Janeiro de 2011 as 4:37

Aníbal Cavaco Silva mantém seu favoritismo para conquistar no domingo um novo mandato como presidente de Portugal, com 61,5% das intenções de votos, segundo uma pesquisa divulgada na quarta-feira pelo jornal Diário Econômico. O principal rival dele, o socialista Manuel Alegre, tem apenas 15%.

O cargo de presidente é meramente protocolar, mas a vitória do centro-direitista Cavaco Silva pode reforçar as iniciativas do país para evitar um resgate econômico internacional e endurecer as medidas de austeridade fiscal - estratégias que o presidente apoia no combate à crise financeira.

O governo minoritário do premiê socialista José Sócrates prometeu reduzir o déficit público de 7,3 para 4,6% do PIB neste ano, por meio de reduções nos salários do funcionalismo público e aumentos de impostos.

A possibilidade do resgate financeiro dominou a campanha para a eleição presidencial. Todos os principais candidatos prometeram fazer de tudo para evitar que Portugal siga o caminho de Grécia e Irlanda, que precisaram recorrer à ajuda da União Europeia e do FMI.

Na semana passada, Portugal conseguiu algum alívio com um bem sucedido leilão de títulos públicos, mas muitos economistas acham que isso apenas adiou a necessidade de resgate.

Cavaco Silva é membro do Partido Social Democrata, de centro-direita, que como parte da oposição a Sócrates tem cobrado profundas reformas estruturais, especialmente com cortes no setor público, para permitir um crescimento sustentável no país.

A pesquisa do Diário Econômico foi feita pelo instituto Marktest entre os dias 14 e 16. Ouviu 802 eleitores, e tem margem de erro de 3,46 pontos percentuais.    

veja também