MENU

Mundo

Pesquisas indicam empate na Eleição Americana.

Pesquisas indicam empate na Eleição Americana.

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

 

O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição pelo partido democrata, Barack Obama, e o candidato republicano, Mitt Romney, estão empatados em 49% para as presidenciais desta terça-feira (6), segundo uma pesquisa publicada neste domingo (4) pela "CNN".
 
A dois dias das eleições, a pesquisas CNN/ORC assinala que não só estão empatados em apoios, mas também em outras áreas como opinião propícia dos candidatos, com 52% para Obama e 51% para Romney.
 
Cerca de 56% acreditam que Obama tem as qualidades que deve ter um presidente, enquanto 55% opinam o mesmo de Romney.
 
A pesquisa é a quarta independente que indica empate entre os candidatos durante este fim de semana no qual visitaram algum dos estados decisivos como Ohio, Virgínia, New Hampshire, Pensilvânia, Iowa e Colorado.
 
O jornal 'Politico' junto com a George Washington University preveem um empate de 48%; a pesquisa conjunta da 'NBC' News/Wall Street Journal dá um ponto de diferença a favor de Obama com 48%, enquanto 'The Washington Post' previa outro empate com 48%.
 
O número mais diferenciado foi a do Pew Center que previu para terça-feira 50% a favor de Obama, contra 47% de apoios a Romney, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
 
Cerca de 53% das mulheres assinalaram que votarão em Obama, contra 44% dos homens, uma diferença de nove pontos 'que poderia ser a maior desde 1996', assinalou o diretor de pesquisas da 'CNN' Keating Holland.
 
Quanto a grupos de idade, ele assinalou que Obama 'está tendo menos apoio entre os jovens que há quatro anos' e se mantêm empatados entre as pessoas da terceira idade, um grupo que perdeu em 2008 o senador John McCain, por oito pontos, lembrou Holland.
Romney continua liderando entre os eleitores brancos com 57% contra 40% de Obama.
 
Obama ultrapassa Romney entre os eleitores com um salário inferior a US$ 50 mil com 56%, contra 40% de Romney, uma percentagem que se reverte entre os eleitores com renda superiores a US$ 50 mil que apoiam com 52% Romney, contra 47% que aposta em Obama.
 
Os candidatos também dividem claramente as áreas geográficas do país. Assim, o Noroeste e o Meio Oeste são de Obama, enquanto o Sul, o Oeste e as zonas rurais são de Romney.
 
A pesquisa foi realizada entre 2 e 4 de novembro com 1.010 adultos, incluindo 918 registrados para votar e 693 eleitores com intenção de votar, e tem uma margem de erro de 3,5 pontos.
EFE

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições