MENU

Mundo

Piñera quer reformar alerta de tsunamis no Chile

Piñera quer reformar alerta de tsunamis no Chile

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, disse nesta sexta-feira (5) que pretende reformular o sistema de alerta de catástrofes no país. A declaração ocorre depois que a Marinha demitiu o comandante responsável por avisar o país sobre a chegada de tsunamis , por causa das críticas feitas ao seu trabalho após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o país no último sábado.

Em meio a série de novos tremores desta sexta-feira, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, se reuniu com o presidente eleito Sebastián Piñera no palácio presidencial para definir as linhas de ação para a reconstrução depois do desastre.

Piñera, que assumirá a Presidência na próxima semana, disse que será necessária uma "profunda reestruturação do sistema de alerta imediato" frente a catástrofes.

- A tarefa do momento é atender de maneira mais eficaz as emergências e as múltiplas necessidades dos compatriotas que foram afetados diretamente pelo terremoto e os tsunamis, e isso exige uma coordenação muito adequada entre o governo atual e o que está assumindo.

A Marinha do Chile destituiu do cargo o diretor do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico, comandante Mariano Rojas, após críticas da imprensa e do próprio governo às falhas nos alertas de tsunami decorrentes do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile no último dia 27.

Piñera disse que também disse que estuda reformular seu programa para incorporar as tarefas de reconstrução.

Bachelet afirmou que o Chile, com uma das economias mais sólidas da América Latina, poderá precisar de ajuda financeira internacional para a reconstrução, que levaria três a quatro anos.

Nesta sexta-feira, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, visita o Chile para avaliar os prejuízos, calculados por especialistas em R$ 53,3 bilhões (US$ 30 bilhões de dólares), ou 15% por cento do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições