MENU

Mundo

Piscina de combustível nuclear preocupa na usina do Japão, diz ONU

Piscina de combustível nuclear preocupa na usina do Japão, diz ONU

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:51

As autoridades do Japão estão preocupadas com a situação de uma piscina que armazena combustível nuclear usado em um complexo de reatores bastante danificado pelo terremoto e tsunami da semana passada, disse nesta quarta-feira (16) a agência  nuclear da ONU.

"Autoridades japonesas reportaram preocupações com a condição de uma piscina de combustível nuclear usado nas unidades 3 e 4 da usina Fukushima Daiichi", disse a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em nota.

Segundo o comunicado, o ministro da Defesa do Japão anunciou que helicópteros são utilizados para jogar água sobre o reator número 3, e que as autoridades também estão se preparando para jogar água na unidade 4 a partir de posições em terra.

"Alguns destroços da explosão de 14 de março na unidade 3 precisam ser removidos antes que se possa começar a jogar água", acrescentou a AIEA.     Na véspera, uma explosão de hidrogênio provocou um incêndio no mesmo reator, danificando o teto do prédio que o abriga. O Exército dos EUA, que colabora com as autoridades japonesas, controlou as chamas.

Além disso, as barras de combustível nuclear dos reatores 1 e 2 da usina foram parcialmente danificadas, a TEPCO. O dano no reator 1 foi de 70%, e no 2, de 33%.     Na véspera, uma explosão de hidrogênio provocou um incêndio no mesmo reator, danificando o teto do prédio que o abriga. O Exército dos EUA, que colabora com as autoridades japonesas, controlou as chamas.

Além disso, as barras de combustível nuclear dos reatores 1 e 2 da usina foram parcialmente danificadas, a TEPCO. O dano no reator 1 foi de 70%, e no 2, de 33%.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições