MENU

Mundo

Polícia mata militantes após ataques múltiplos na capital

Polícia mata militantes após ataques múltiplos na capital

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

A polícia do Afeganistão matou na manhã desta quarta-feira (14) os últimos insurgentes do Talibã que ocupavam um prédio em construção na capital, Cabul, e colocou fim em uma ofensiva múltipla que terminou com pelo menos 12 mortos -4 militares afegãos, dois civis e seis militantes do grupo fundamentalista islâmico.

O ataque terminou com uma ofensiva aérea feita por um helicóptero, por volta das 8h30 locais (1h de Brasília), e que matou os dois últimos militantes que resistiam.

Policiais afegãos observam estragos no prédio ocupado pelos talibãs em Cabul,

 na manhã desta quarta-feira (14) (Foto: AP)

  As ações começaram na manhã de terça, no distrito de Wazir Akbar Kha, a região das embaixadas, no centro da cidade. A Embaixada dos Estados Unidos e o QG da Otan estavam entre os alvos.     Autoridades da embaixada dos EUA afirmaram que o pessoal diplomático não se feriu.

Os combatentes talibãs tomaram controle e assumiram posição perto de uma base do Exército. A partir dali, eles lançaram os ataques.

O Talibã disse que o grupo estava armado com granadas propulsionadas por foguetes, coletes-suicida e rifles.

Policiais afegãos atiram contra o prédio em que os militantes talibãs se

entrincheiraram nesta terça-feira (13) durante ataque em Cabul, capital do país (Foto: Reuters)

Homem mostra projétil lançado durante o ataque talibã desta terça-feira (13) no centro de Cabul,

capital do Afeganistão (Foto: Reuters) "Executamos um grande ataque suicida contra os serviços de inteligência estrangeiros e afegãos", escreveu Zabiullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, em um SMS enviado à agência France Presse pouco depois das primeiras explosões.

O Talibã lidera uma sangrenta insurgência no Afeganistão, invadido após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA. O movimento é aliado da rede terrorista da al-Qaeda, autora assumida dos atentados.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) lidera uma coalizão de cerca de 140 mil soldados estrangeiros no país.

Fumaça ergue-se durante o ataque desta terça-feira (13) a Cabul, capital do Afeganistão (Foto: AP)

  A incursão foi o segundo grande ataque do Talibã na cidade em menos de um mês, depois que homens-bomba atingiram a sede do Conselho Britânico em meados de agosto, matando nove.

Jornalistas cercam van atingida por tiros durante o ataque desta terça-feira (13) em Cabul (Foto: AFP)            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições