MENU

Mundo

Poloneses pressionaram tripulação a pousar avião que caiu com presidente

Poloneses pressionaram tripulação a pousar avião que caiu com presidente

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Altos dirigentes polonoses, ignorando as advertências russas, pressionaram os tripulantes para que pousassem o avião do presidente Lech Kaczynski, que caiu em abril passado na Rússia, e um deles, o chefe da Força Aérea, tinha álcool no sangue, revelou nesta quarta-feira (12) a investigação russa do acidente.

"A presença no cockpit de altos dirigente - o chefe da Força Aérea e o chefe do protocolo - (...) constituíram uma pressão psicológica sobre a tripulação, influindo em sua decisão de proceder a uma aterrissagem em condições desapropriadas", declarou Tatiana Anodina, chefe do Comitê intergovernamental de Aviação (MAK), durante uma coletiva de imprensa em Moscou.

"Foi detectado álcool - uma quantidade de 0,6 mg/l - no sangue do chefe da Força Aérea", o general Andrzej Blasik, acrescentou.   Por outra parte, a preparação dos pilotos do avião do presidente era insuficiente, segundo os resultados da investigação.

O Tupolev 154 que levaba o presidente Lech Kaczynski, sua esposa Maria Kaczynska e outras altas autoridades polonesas caiu em 10 de abril de 2009 ao tentar pousa, em meio a uma espessa neblina, em Smolensk, oeste da Rússia. Todos seus 97 ocupantes morreram .

O presidente polonês devia assistir às cerimônias pelo 70ª aniversário da matança de 22.000 oficiais poloneses prisioneiros do Exército russo pela polícia secreta soviética durante a Segunda Guerra Mundial em Katyn, perto de Smolensk.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições