MENU

Mundo

Prêmio Nobel Joseph Stiglitz prevê um possível fim do euro

Prêmio Nobel Joseph Stiglitz prevê um possível fim do euro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:25

O prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, previu nesta terça-feira o possível fim do euro se a Europa não conseguir solucionar seus problemas institucionais fundamentais depois da crise grega.

Em uma entrevista à rádio BBC 4, Stiglitz analisou que o plano de ajuda da União Europeia e do FMI, combinado com um plano de austeridade que criticou com veemência, não frearão o ardor dos especuladores em apostar em um enfraquecimento da zona euro. ''As condições aparentemente excesivamente duras impostas à Espanha (afirmou ele, em um lapso) serão, na realidade, contraproducentes para prevenir um contágio'', segundo ele.

Os analistas apontam a Espanha como o próximo país da zona euro que pode enfrentar as mesmas dificuldades que da Grécia.

''Quando tivermos visto até que ponto fica difícil para a Europa adotar uma postura comum para ajudar um de seus pequenos países, nos daremos conta de que se um país um pouco maior tiver dificuldades, é provável que a Europa tenha ainda mais dificuldades para chegar a um acordo''.

''A longo prazo, enquanto os problemas institucionais fundamentais continuarem, os especuladores saberão que eles existem'', acrescentou.

Indagado se isso significa o fim do euro, Stiglitz respondeu: ''Pode ser que seja o fim do euro''. ''Se a Europa não solucionar seus problemas institucionais fundamentais, o futuro do euro pode ser muito breve'', concluiu.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições