MENU

Mundo

Presidente do Irã sinaliza que aceita acordo nuclear

Presidente do Irã sinaliza que aceita acordo nuclear

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, declarou nesta quinta (29) em Teerã que está disposto a trocar combustível e a cooperar com as seis grandes potências na questão nuclear, em um discurso em Machhad, noroeste do país.

Segundo o presidente iraniano, as potências ocidentais passaram de uma política de confronto à cooperação na questão do programa nuclear iraniano.

''Antes pediam o fim, hoje aceitam a troca de combustível, a participação para a construção de reatores e centrais nucleares. Passaram da política de confronto à cooperação''.

''Recebemos de forma favorável o intercâmbio de combustível, a cooperação nuclear, a construção de reatores e centrais nucleares. Estamos dispostos à cooperação''.

De acordo com o jornal Javan, o Irã vai propor à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) duas possibilidades para o fornecimento de urânio enriquecido em suas emendas ao projeto de acordo sobre o enriquecimento de combustível nuclear no exterior.

Resposta oficial

O representante iraniano na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, deve entregar nesta quinta ao diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei, a resposta oficial do país ao projeto de acordo que já foi aprovado por Rússia, Estados Unidos e França.

Segundo o jornal, na primeira emenda o Irã propõe entregar o urânio enriquecido ao nível de 3,5% de forma progressiva para obter, em contrapartida, o combustível a 20% necessário para o reator de pesquisas de Teerã.

Na segunda emenda, o Irã propõe a troca ao mesmo tempo de uma quantidade de urânio levemente enriquecido pelo combustível necessário para seu reator.

O projeto prevê que o Irã entregue 1.200 quilos de urânio enriquecido a menos de 5% para ser processado e enriquecido a 19,75% na Rússia, antes da França fabricar "material nuclear" para o reator de Teerã.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições