MENU

Mundo

Presidente sírio discursa, mas não anuncia fim do estado de emergência

Presidente sírio discursa, mas não anuncia fim do estado de emergência

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

O presidente sírio, Bashar al Assad, não anunciou o fim do estado de emergência em vigor há décadas no país durante seu discurso pronunciado no parlamento e retransmitido pela televisão nesta quarta-feira (30), como era esperado, mas denunciou que a Síria enfrenta uma conspiração.

Em vez disso, Assad disse que as reformas políticas não são prioritárias e que não podem estar ligadas a razões temporais ou o clima de revolta na região.     O presidente disse que assuntos como o fim do estado de emergência, vigente desde 1963, ou a formação de novos partidos políticos tem menos preferência que a preservação da estabilidade ou a "saúde das crianças".     "O estado de emergência pode criar algum sofrimento à população, mas, em troca, não podemos passar por cima da nossa preocupação com a saúde das crianças", disse.

Assad se limitou a reiterar o anúncio feito na semana passada, em que o regime se comprometeu a revogar o estado de emergência, mas ser dar uma data.

"As relações entre o povo e seu governo não deveriam se construir sob pressão", disse o o governante.

'Conspiração'

Assad disse que a Síria enfrenta uma "conspiração" em sua primeira intervenção pública desde o início das manifestações contra o regime em 15 de março.

"Esta conspiração é diferente em sua forma e pelo momento escolhido pelo que acontece em outras partes no mundo árabe", destacou, antes de afirmar que os inimigos do país aproveitaram a situação para semear o caos.

"A Síria não está isolada da região (...) mas não somos uma cópia dos outros países" completou.

"Somos totalmente favoráveis às reformas. É o dever do Estado. Mas não somos favoráveis as dissensões", prosseguiu, antes de indicar que a luta contra a corrupção e o desemprego representam a "prioridade" do próximo governo.

As declarações do presidente foram recebidas com aplausos dos deputados, que gritaram "com nosso sangue, com nossa alma, nos sacrificaremos por ti Bashar".      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições