MENU

Mundo

Pressão dos EUA ao Irã sobre questão nuclear pode acabar em guerra, diz Lula

Pressão dos EUA ao Irã sobre questão nuclear pode acabar em guerra, diz Lula

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as sanções propostas pelos Estados Unidos contra o Irã devido ao seu programa nuclear podem resultar em uma guerra. Em entrevista à Associated Press nesta terça-feira, dia 9, Lula afirmou que vai se esforçar pessoalmente para evitar um conflito. Sua intenção, disse, reflete o crescimento da influência do Brasil no cenário internacional.

Segundo o presidente, sanções provavelmente levariam o Irã a se retirar da mesa de negociações. Isso, de acordo com ele, poderia culminar em guerra. "Nós não queremos que se repita no Irã o que houve no Iraque. Isso não é prudente para o Irã, não é prudente para o mundo", declarou, uma semana depois de rejeitar o apelo da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, para que o Brasil apoiasse novas sanções contra o país.

Na entrevista à AP, Lula é descrito como um dos mais populares líderes no Brasil e no exterior, tendo conseguido manter relações amistosas com o ex-presidente George Bush e o atual, Barack Obama, ao mesmo tempo em que mantinha boas relações com Fidel Castro, de Cuba, e Hugo Chávez, da Venezuela, dois dos maiores críticos dos Estados Unidos.

O Irã acelerou sue programa nuclear apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos. Agora, os Estados Unidos e países aliados dos norte-americanos defendem a ideia de que uma nova demonstração de oposição da comunidade internacional finalmente levaria o país a negociar.

Lula disse que vai tentar convencer o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, de restabelecer negociações para diminuir a tensão sobre o programa nuclear do país. Ahmadinejad se encontrou com Lula no ano passado no Brasil, numa visita que incomodou os Estados Unidos. "Eu já disse a eles que uma guerra deve ser evitada a todo custo", disse. "A quem interessa uma guerra?"

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições