MENU

Mundo

Primeiro-ministro japonês aconselha jovens a não casar se forem pobres

Primeiro-ministro japonês aconselha jovens a não casar se forem pobres

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O porta-voz do governo japonês, Takeo Kawamura, teve que esclarecer nesta segunda-feira, 24 de agosto, umas declarações polêmicas do primeiro-ministro, Taro Aso, que assegurou durante a campanha eleitoral que "os jovens com pouco dinheiro não deveriam se casar".

A uma semana das eleições gerais, Aso respondeu no domingo assim à pergunta de um estudante sobre os cada vez maiores problemas dos japoneses para se casar devido às dificuldades econômicas, informou a agência local "Kyodo".

"Parece-me difícil que alguém sem nenhuma renda possa ser visto como objeto de respeito (por parte do casal)", acrescentou Aso, que durante seu mandato como primeiro-ministro teve problemas similares por suas declarações sobre os idosos e os médicos.O estudante tinha transmitido suas inquietações a Aso sobre o sob índice de natalidade japonesa, um dos maiores problemas de um país cada vez mais envelhecido, e sobre os casamentos, que se realizam cada vez em idade mais tardia.

Segundo a "Kyodo", o primeiro-ministro quis lembrar que é necessária certa capacidade financeira para poder criar uma família, embora também se interpretou como uma crítica à falta de determinação de desempregados e pessoas com baixa renda para reverter a crise.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições