MENU

Mundo

Promotores vão ao ataque em julgamento de Berlusconi

Promotores vão ao ataque em julgamento de Berlusconi

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

Promotores foram ao ataque nesta terça-feira (14) em uma audiência sobre as alegações de que o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, pagou por sexo com uma jovem de 17 anos e abusou de poder em seu escritório para guardar silêncio sobre o fato.

"Está claro que existiam pessoas que estavam se prostituindo" durante as festas obscenas na "villa", a luxuosa casa de Berlusconi perto de Milão no ano passado, afirmou a principal promotora no caso, Ilda Boccassini, durante a audiência.

Um quadro intitulado 'Silvio & Ruby', feito a partir de sacolas plásticas e fita adesiva, é apresentado na galeria Edward Cutler, em Milão. O julgamento do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, devido às acusações de pagar por sexo com a então menor começou em 6 de abril (Foto: Alessandro Garofalo/Reuters)

  Ela também confrontou as alegações feitas pelos advogados de Berlusconi na última audiência de que o tribunal não tinha poderes para julgar o primeiro-ministro.

O julgamento sobre o suposto envolvimento de Berlusconi com a dançarina Karima El-Mahroug, apelidada de "Ruby Rouba-Corações", começou no dia 6 de abril.

Boccassini afirmou que Berlusconi havia "cometido um crime de direito comum e não um crime ministerial, abusando de seus poderes" como primeiro-ministro quando telefonou para uma delegacia de polícia em maio do ano passado para soltar Ruby.

Seus advogados argumentaram que Berlusconi deveria se dirigir antes para um tribunal ministerial especial pela acusação de abuso de poder e que a acusação de prostituição deveria ser examinada por um tribunal próximo à "villa", a residência de Berlusconi.

"Tudo começou em Milão e terminou em Milão", disse Boccassini.

Os três juízes que acompanham o caso devem declarar no dia 18 de julho se o tribunal de Milão é competente para resolver o caso.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições