MENU

Mundo

Protestos por queima de Corão nos EUA deixam 7 mortos no Afeganistão

Protestos por queima de Corão nos EUA deixam 7 mortos no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 46 ficaram feridas nos protestos registradas neste sábado (2) na cidade afegã de Kandahar, no sul do Afeganistão, no segundo dia de violentos protestos pela queima de um exemplar do Corão por uma pastor americano.

"Não se tratava de manifestantes, mas de oportunistas que quebraram vitrines de lojas e queimaram veículos na cidade", disse o chefe do conselho provincial de Kandahar, Ahmed Wali Karzai, irmão do presidente afegão.

De acordo com testemunhas, cerca de 2 mil pessoas saíram neste sábado às ruas da cidade, a mais importante do sul do país, contra a queima pública de um Corão em 20 de março, em uma igreja da Flórida (EUA), em ação liderada pelo pastor Wayne Sapp.

A Polícia, que segundo Karzai ainda tenta dispersar a multidão, disparou contra os manifestantes, de acordo com a versão de várias testemunhas.

O protesto ocorre um dia depois de um atentado à sede da ONU na cidade de Mazar-i-Sharif, no norte do país, em que a multidão assassinou oito funcionários da organização e cinco civis.

A ação de Sapp desencadeou uma onda de condenações entre as autoridades do mundo islâmico, entre elas a do presidente afegão, Hamid Karzai, que qualificou o caso como um "crime contra uma religião" e exigiu um castigo judicial contra o pastor. O governo brasileiro condenou o ataque.

Durante o proposto os manifestantes gritaram palavras de ordem contra os Estados Unidos, assim como ocorreu na sexta-feira em outras cidades afegãs, como Zaranj, Herat e Bamiyan.

*(Com informações da Efe e da Reuters)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições