MENU

Mundo

Rebeldes da Líbia vão pedir assento na ONU

Rebeldes da Líbia vão pedir assento na ONU

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:29

O líder político dos rebeldes da Líbia disse nesta sexta-feira (26) que o grupo de transição, que aguarda para governar o país, pedirá um assento na Organização das Nações Unidas no próximo mês depois da aparente derrubada do regime de Muammar Kadhafi.

"Esperamos que no próximo mês a Líbia estará ocupando o assento que ela tem nas Nações Unidas", disse Mahmoud Jibril em Istambul, na Turquia.

Os rebeldes líbios, ainda combatendo zonas controladas por legalistas em sua busca pelo líder foragido Kadhafi, anunciaram uma medida para governar o país da capital, Trípoli.

Jibril, que se reuniu com o ministro de Relações Exteriores turco, Ahmet Davutoglu, depois que a Turquia sediou na quinta-feira a reunião do Grupo de Contato sobre a Líbia, composto pelas potências internacionais, disse que era vital para o Conselho Nacional de Transição (CNT) receber ajuda financeira para fornecer serviços.

"Quando o regime cair, todas as atenções irão se voltar ao CNT para que forneça ao povo líbio os serviços dos quais eles foram desprovidos nos últimos seis meses, inclusive poder e salários", afirmou.

"Para podermos cumprir essas expectativas, precisamos de finanças. É importante que o povo líbio não se sinta desprovido de recursos."

Jibril também disse que o país árabe do norte africano precisava reconstruir sua polícia e as forças armadas para restaurar a segurança.

"Precisamos estabelecer um Exército, uma força policial forte para conseguir cumprir com as necessidades do povo, e precisamos de capital e ativos. Todos os nossos amigos na comunidade internacional falam de estabilidade e segurança. Precisamos disso também."        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições