MENU

Mundo

Rebeldes líbios têm escritório da UE em reduto opositor, mas carecem de apoio

Rebeldes líbios têm escritório da UE em reduto opositor, mas carecem de apoio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

Catherine Ashton, chefe de política externa da União Europeia, visitou Benghazi no fim de semana, oferecendo apoio e confiança aos adversários de Muamar Kadafi, que disseram que a visita evidencia o crescente reconhecimento internacional de sua causa. Mas o fato de Ashton, que viajou ao reduto rebelde para abrir oficialmente um escritório diplomático da União Europeia no local, não ter sido capaz de oferecer qualquer tipo de reconhecimento formal ao corpo administrativo dos rebeldes, o Conselho Nacional de Transição, não pareceu incomodá-los.

O reconhecimento, ela ressaltou, está a cargo dos 27 países do bloco, mas ela disse que a Europa reconheceu o município como um "interlocutor". "Essas são as pessoas com quem temos um forte diálogo", disse ela. "É o povo da Líbia para determinar o futuro do país".

      Enquanto isso, aviões da Otan atacaram outro navio de guerra da Líbia na madrugada de domingo, como parte de uma série de ataques aéreos durante a noite que também bombardearam dois tanques na Líbia ocidental e um quartel administrativo que as autoridades militares disseram que estava sendo utilizado como local de comando e controle do fogo direto contra civis.

O bombardeio do navio, um barco de patrulha de mísseis da Líbia no porto de Surt, veio dois dias depois que aviões aliados atingiram oito navios líbios em três portos, incluindo Surt, que os comandantes aliados disseram estar ameaçando os esforços de ajuda humanitária, bem como os navios da Otan que reforçam um embargo marítimo contra o governo de Kadafi.

Nas últimas três semanas, embarcações líbias atacaram o porto da cidade de Misrata, e duas vezes enviaram ao local embarcações infláveis pequenas carregadas de explosivos em um aparente esforço para atacar navios de guerra aliados. O clima de tempestade sobre o sul do Mar Mediterrâneo e da costa da Líbia prejudicaram a campanha aérea na tarde de sábado e madrugada de domingo, forçando a Otan a cancelar alguns ataques a alvos pré-determinados e diminuindo a capacidade dos pilotos de confirmar se outros alvos suspeitos se tratavam de equipamentos militares ou armamentos da Líbia.

Apoio

Os rebeldes, desesperados por reconhecimento externo e o apoio financeiro que esperam vir com ele, foram reconhecidos por alguns países, incluindo França, Itália, Catar, Gâmbia e Ilhas Maldivas. Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, apesar de não reconhecerem os rebeldes, enviaram emissários para Benghazi.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições