MENU

Mundo

Rebeldes xiitas acusam Exército de bombardear manifestantes no Iêmen

Rebeldes xiitas acusam Exército de bombardear manifestantes no Iêmen

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Rebeldes xiitas no norte do Iêmen acusaram os militares do país de terem disparado foguetes e matado duas pessoas durante manifestações nesta sexta-feira (4).

O presidente Ali Abdullah Saleh, aliado dos EUA no combate à rede terrorista da al-Qaeda, no poder há 32 anos, tem sido alvo nos últimos dois meses de manifestações diárias por sua renúncia. O Iêmen, um dos países mais pobres do mundo árabe, enfrenta também uma rebelião xiita no norte e um movimento separatista no sul.     "Durante um protesto pacífico na manhã de sexta-feira (...), uma posição militar disparou foguetes contra um grupo de manifestantes e atingiu dezenas de pessoas", disse um comunicado dos rebeldes.     Um porta-voz xiita relatou à Reuters que milhares de pessoas estavam nas ruas de Harf Sufyan quando a manifestação foi atingida por foguetes disparados de uma base militar da cidade, no norte do país.

Essa fonte afirmou que pelo menos dois manifestantes foram mortos e sete ficaram feridos.

O governo iemenita estabeleceu uma trégua com os rebeldes em fevereiro de 2009, após cinco anos de conflito intermitente. Ainda há incidentes de violência esporadicamente na região.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições