MENU

Mundo

Repressão a atos antigoverno mata três no Bahrein; Iêmen tem feridos

Repressão a atos antigoverno mata três no Bahrein; Iêmen tem feridos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

A polícia do Bahrein investiu nesta quinta-feira (17) contra manifestantes antigoverno acampados em uma praça central da capital, Manama, matando pelo menos três pessoas.

Dezenas de veículos blindados se deslocavam pela cidade, numa ação do governo para tentar encerrar três dias de protestos.

Milhares de manifestantes xiitas, estimulados pelos acontecimentos que derrubaram os governos do Egito e da Tunísia, foram para as ruas do Bahrein esta semana, exigindo mais direitos no reino.

'A polícia está vindo. Estão jogando gás lacrimogêneo contra nós', disse um manifestante à Reuters, por telefone, enquanto os policiais começavam a dispersar a multidão. Um outro afirmou: 'Estou ferido, estou sangrando. Eles estão nos matando.'     Depois, mais de 50 veículos blindados transitaram por uma rodovia em direção à praça, que fica num cruzamento que os manifestantes tentavam transformar em base para os protestos, seguindo o exemplo da multidão que tomou a Praça Tahrir, no Cairo, levando à queda do presidente Hosni Mubarak.

O país tem maioria muçulmana xiita, mas é governado por uma família sunita. Os xiitas do Bahrein se queixam de discriminação.

Repórter agredido

Uma equipe de TV da rede americana ABC passou por uma situação perigosa, ao ser cercada por manifestantes que fugiam do gás lançado pela polícia durante protestos. O correspondente Miguel Marquez foi espancado por homens armados.

O repórter, que falava no telefone com a matriz da emissora em Nova York, descrevendo a situação na cidade, foi atacado com cassetetes e pedaços de pau - mas felizmente não sofreu ferimentos graves.

"Não! Não! Não! Ei! Eu sou jornalista!", gritava Marquez, tentando defender-se dos agressores, enquanto ainda estava ao telefone. "Estou indo! Estou indo! Estou indo! Estou indo!... Estou ferido!".

O correspondente contou que os agressores também arrancaram a câmera de suas mãos.

"Acabei de ser surrado feio, por um bando de capangas", disse Marquez, quando finalmente conseguiu ligar de novo para a ABC. "Estou agora em um mercado perto de nosso hotel, onde as pessoas estão se protegendo.

Iêmen

Cinco pessoas ficaram feridas nesta quinta em Sanaa nos violentos enfrentamentos, pelo quinto dia consecutivo, entre manifestantes e defensores do poder.

Os cerca de 2 mil manifestantes, a maioria estudantes, foram atacados ao deixar o campus da Universidade de Sanaa por partidários do Congresso Popular Geral (CPG), armados com paus e pedras.     Cinco manifestantes ficaram feridos. As forças de segurança dispararam tiros de advertência para o ar, na tentativa de separar os dois grupos.

Pelo menos dez estudantes haviam se ferido na véspera na mesma situação.

Os distúrbios com defensores do presidente Ali Abdallah Saleh, no poder desde 1978, entram em seu quinto dia seguido na capital iemenita, onde estudantes e cidadãos protestam para exigir a queda do regime.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições