MENU

Mundo

Rússia impõe sanções a Kadhafi e familiares

Rússia impõe sanções a Kadhafi e familiares

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

O presidente Dmitry Medvedev incluiu o ditador Muammar Kadhafi e sua família em uma lista de pessoas proibidas de entrarem na Rússia. O decreto foi assinado na última quinta-feira (10). Segundo a determinação, Kadhafi também está  impedido de realizar operações financeiras no país.     Moscou se opõe a uma intervenção estritamente militar na Líbia e advertiu contra intromissões das potências mundiais nos assuntos internos do país africano. Mas o Kremlin não descarta a possibilidade de uma zona de exclusão aérea, como querem a Grã-Bretanha e a França, embora diga que todas as decisões devam ser tomadas no âmbito do Conselho de Segurança da ONU, onde a Rússia tem poder de veto.

A Rússia e a China, que também tem poder de veto, poderiam contrabalançar o ímpeto ocidental para impor punições, como vem ocorrendo há oito anos na questão do programa nuclear iraniano.     Forças pró-Kadhafi avançam

No domingo (13), segundo a TV estatal líbia, as forças militares leais a Kadhafi entraram na cidade de Brega, no leste do país. De acordo com um militar citado pela TV, a cidade foi liberada das "gangues armadas" que a dominavam.

As tropas pró-Kadhafi vão ganhando em seu contraataque contra os rebeldes que, desde 15 de fevereiro, pedem a renúncia do ditador e vinham dominando várias regiões do país. "O povo líbio precisa de ajuda. Estamos em perigo. O leste está em perigo', disse no domingo (13) Abdel Hadi Omar, um rebelde civil, em área próxima de Ajdabiyah.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições