MENU

Mundo

Saramago é cremado em Lisboa

Saramago é cremado em Lisboa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Sob aplausos e homenagens de cerca de 1.000 pessoas que aguardavam do lado de fora da Câmara Municipal de Lisboa, quase às margens do rio Tejo, o corpo de José Saramago seguiu em lento cortejo na manhã deste domingo para o oitocentista cemitério do Alto de São João, onde foi submetido pouco depois das 9h, hora de Brasília, ao início do processo de cremação.

Leia mais sobre José Saramago

Veja fotos do escritor José Saramago

Saramago, morto na sexta-feira na ilha Espanhola de Lanzarote, foi velado ontem e hoje em cerimônia aberta ao público e que teria contado com a passagem de cerca de 20 mil pessoas, de acordo com a polícia municipal de Lisboa, número possivelmente superestimado.

Na solenidade reservada que marcou o encerramento do velório, Saramago foi homenageado por familiares, amigos e pelos governos de Portugal e da Espanha, representado pela vice-presidente daquele país, Maria Teresa Fernández de la Vega.

Uma das polêmicas nas quais o escritor, que tinha 87 anos, havia se envolvido se referia à avaliação de que Portugal acabaria anexada à Espanha, formando uma federação ibérica. Mesmo após sua morte, Portugal e Espanha "disputam" o direito de receber suas cinzas, já que ele se mudou para a ilha espanhola em 1993, após romper com parte da elite política de seu país.

"Todos nós nos sentimos órfãos de sua figura querida e de suas palavras confortadoras", disse a vice-presidente da Espanha. "Ele não tinha fé em Deus. Mas se existe, Deus certamente tem fé nele", discursou a ministra da Cultura de Portugal, Gabriela Canavilhas, arrancando um riso da viúva do escritor, a jornalista espanhola Pilar del Río.

Pilar e a filha única de Saramago, Violante, ficaram de mãos dadas em parte da homenagem. As duas demonstraram muita emoção e, ao final, foram à sacada da Câmara atirar um cravo às pessoas que aguardavam do lado de fora. No caixão, havia no peito do escritor dois cravos, símbolos da revolução que derrubou do poder o salazarismo.

"Como escreveu um amigo a Pilar: 'Não há palavras. Saramago levou-as todas'", encerrou Canavilhas a sua fala.

Na chegada ao cemitério, milhares de pessoas fizeram um corredor de aplausos e flores, que eram jogadas sobre o caixão. Carregada por militares, a urna passou embalada na bandeira portuguesa. Várias pessoas carregavam nas mãos livros do escritor. "Portugal perdeu já tantas grandes coisas; foi-se mais uma", lamentou uma senhora na multidão.

Ainda não houve declaração oficial sobre onde ficarão as cinzas do escritor. Há possibilidade de elas serem divididas entre a aldeia de Azinhaga (cerca de 100 km de Lisboa), onde ele nasceu, e Lanzarote, já que o escritor havia manifestado que gostaria de ter suas cinzas depositadas sob uma oliveira na propriedade que morava desde os anos 90.

Representando a Academia Brasileira de Letras nas cerimônias, a escritora Nélida Piñon disse que a entidade fará uma homenagem a Saramago --único autor português laureado com o Nobel de Literatura-- na quinta-feira, em sua sede no Rio de Janeiro.   RANIER BRAGON

ENVIADO ESPECIAL A LISBOA   fonte:uol.com.br/folha.com

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições