MENU

Mundo

Secretário-geral da ONU apela por diálogo entre Israel e palestinos

Secretário-geral da ONU apela por diálogo entre Israel e palestinos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Líderes israelenses e palestinos não têm alternativa senão realizar negociações diretas no futuro, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki- moon, nesta quinta-feira, dia 18.

Ban, que ainda repetiu as críticas contra o plano israelense de construção de mais casas em Jerusalém Oriental, disse que esperava que um encontro do quarteto internacional de mediadores do Oriente Médio em Moscou, na sexta-feira, poderia ajudar os difíceis esforços pela paz em um momento crucial.

Os planos de Israel de construir mais 1.600 casas para judeus nos territórios ocupados da Cisjordânia anexados a Jerusalém geraram tensões entre Israel e os Estados Unidos, e trouxe dúvidas sobre os planos dos EUA nos diálogos de "aproximação".

Enfatizando os problemas de retomar os diálogos de paz, Ban disse que as negociações indiretas entre Israel e os palestinos não eram o "o melhor cenário".

"Ainda vale a pena tentar", disse ele à rádio russa Ekho Moskvy. No entanto, ele acrescentou: "Diálogos de aproximação devem levar a negociações diretas posteriormente".

"Não existe alternativa às negociações diretas", disse Ban, que viajará ao Oriente Médio depois da reunião na sexta-feira em Moscou com a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, e a chefe de política externa da UE, Catherine Ashton.

"A reunião do quarteto está sendo realizada em um momento crucial", disse.

Ban também reiterou críticas aos planos de construir novas casas para judeus em Jerusalém Oriental, que Israel anunciou na semana passada durante visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden.

"Ficamos muito decepcionados com o que aconteceu", disse Ban. "Israel anunciou um novo plano de assentamento... que foi fortemente condenado pelo quarteto."

As potências mundiais "ficaram frustradas por não conseguirem ver progresso no assunto", acrescentou.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, indicou que não haveria diálogos de aproximação a não ser que Israel interrompesse a construção dos assentamentos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições