MENU

Mundo

Segunda missão para resgatar brasileiros sai de Tóquio

Segunda missão para resgatar brasileiros sai de Tóquio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:51

A segunda missão para resgatar brasileiros nas regiões atingidas pelo terremoto e tsunami, na costa nordeste do Japão, já saiu de Tóquio em direção à província de Miyagi, informou o Itamaraty nesta sexta-feira (18). O empresário brasileiro Walter Saito, que comandou o primeiro comboio, confirmou a presença na missão, junto com outros dois funcionários do consulado.

Segundo informações do consulado, "por volta de 14 brasileiros ainda estão nas áreas atingidas". Desses, sete foram localizados.

A segunda missão passará pelas cidades de Sendai e Onagawa. Em Sendai, dois pontos de encontro foram marcados: 8h (locais, 20h do dia anterior no horário de Brasília) na estação de Sendai e 10h em Tohoku Daigaku. Em Onagawa, um dos veículos chegará ao abrigo montado em um ginásio, onde, segundo o consulado, estão os sete brasileiros. Depois, os veículos do comboio retornam a Kamisato, na província de Saitama, na região de Tóquio.

O consulado informa que, se algum brasileiro estiver em Miyagi ou na região e não tiver como se locomover, deve entrar em contato pelos números 03-5488-5665 ou 090-6949-5328. O email do consulado é o [email protected] .

Nesta quinta, um grupo de brasileiros fez protesto em frente ao consulado do Brasil em Tóquio. Eles pediam que o governo enviasse voos fretados para resgatá-los. Brasileiros seguravam faixas com "Queremos voltar" e "Mandem os Hércules da Força Aérea Brasileira".  Segundo as agências de viagem locais, só há passagem de Tóquio para o Brasil daqui a 11 dias - veja no vídeo ao lado. O consulado informou que não soube da manifestação.

Na quarta-feira, uma primeira missão resgatou 37 pessoas, entre eles 26 brasileiros, das regiões atingidas. Segundo o cônsul do Brasil no Japão, cerca de 15 brasileiros não haviam sido localizados na ocasião.

O terremoto seguido de tsunami deixou mais de 6,5 mil mortos, no Japãohá uma semana. Cerca de 10 mil continuavam desaparecidos, segundo dados divulgados pela Polícia Nacional nesta sexta.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições