MENU

Mundo

Seis espécies de rãs supostamente extintas são encontradas no Haiti

Seis espécies de rãs supostamente extintas são encontradas no Haiti

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Seis espécies de rãs nativas do Haiti, que os cientistas acreditavam extintas há mais de 20 anos, foram achadas na selva tropical do país, anunciaram especialistas americanos.

Membros da organização privada americana de preservação das espécies, a Conservação Internacional (CI), e do Grupo de Especialistas em Anfíbios (ASG) informaram que as rãs foram descobertas durante uma expedição em outubro.   Os cientistas exploravam uma remota zona montanhosa no sudoeste do Haiti liberados por Robin Moore, o especialista em anfíbios da ASG.

Um dos principais objetivos desta expedição era encontra a rã Eleutherodactylus glanduliferoides , que não era vista há mais de 25 anos, e fazer uma avaliação das populações de muitas das outras 48 espécies de anfíbios específicas do Haiti.

Os especialistas não acharam rã que buscavam, mas encontraram seis espécies que acreditavam desaparecidas, como a conhecida como "Rã de Mozart" ( E. Amadeus ), que deve seu nome aos sons que emite parecidos com notas musicais.   Além disso, os ambientalistas acharam a "rã ventrílocua de Hispaniola" ( E. dolomedes ), a "rã das glândulas campainha" ( E. glandulifera ), caracterizada por seus excepcionais olhos azul safira, e a "Macaya manchada" ( E. thorectes ), que, com 1,51 cm, é uma das menores rãs do mundo.

Também encontraram a "Hispaniolana coroada" ( E. Corona ) e a "Macaya buraqueira" ( E. parapelates ), espectacular com seus grandes olhos negros e manchas brilhantes de cor laranja na coxas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições