MENU

Mundo

Somali acusado de atacar cartunista que desenhou Maomé é condenado

Somali acusado de atacar cartunista que desenhou Maomé é condenado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

A Justiça da Dinamarca condenou nesta quinta-feira (3) por tentativa de assassinato e terrorismo um somali que invadiu em janeiro de 2010 a casa do cartunista Kurt Westergaard, autor de charges sobre o profeta Maomé.

Mohamed Geele, de 29 anos, deve conhecer sua sentença na sexta-feira e pode receber a pena de prisão perpétua.

O réu, que foi absolvido das acusação de tentar matar um policial, negou que quisesse assassinar o cartunista e disse que apenas queria assustá-lo.

Westergaard, de 75 anos, teve a porta de sua casa, na cidade de Aarhus, arrombada por Geele.

O somali estava armado com um machado e uma faca e gritou 'você tem que morrer' e 'você vai para o inferno', segundo depoimento do cartunista.

Desenhos

O artista dinamarquês, que estava acompanhado da neta de cinco anos no momento do ataque, se abrigou em um quarto existente na casa e não sofreu ferimentos.

Geele tentou arrombar a porta do quarto, mas desistiu ao perceber a chegada de policiais, que atiraram no somali e o prenderam.

Em 2005, Westergaard desenhou, para o jornal dinamarquês 'Jyllands-Posten', charges do profeta Maomé, que em um dos desenhos usava uma bomba como turbante.

A charge desencadeou uma grande onda de protestos no mundo muçulmano, que considera ofensivas as representações do profeta, e, em contrapartida, desencadeou debates sobre a liberdade de expressão.

Embaixadas dinamarquesas foram atacadas por muçulmanos em várias partes do mundo, e dezenas de pessoas morreram em manifestações.

Westergaard passou então a viver sob proteção policial.

Autoridades dinamarquesas dizem que Geele é suspeito de ter ligações com a milícia radical islâmica somali Al-Shabab.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições