Duas mulheres detidas em julho passado num bar de Cartum junto com a jornalista Lubna Ahmed al Hussein foram condenadas nesta quinta-feira (22) a receber 20 chicotadas cada uma por usar roupas consideradas indecentes.
As duas foram condenadas por violar a ordem pública por vestir calças compridas e não usar o véu islâmico. Além das chicotadas, deverão pagar uma multa de 250 libras sudanesas (R$ 172,7), caso contrário terão de passar um mês na prisão.
As duas condenadas, cuja identidade não foi revelada, foram detidas em julho num bar de Cartum com Lubna Ahmed al Hussein, a jornalista condenada em setembro pelo mesmo delito.
Hussein, cujo processo desencadeou protestos em todo mundo, não foi chicoteada e sim presa por ter se negado a pagar a multa decidida pelo tribunal.
A Associação de Jornalistas do Sudão pagou a multa no dia seguinte ao veredito e Hussein foi libertada.
Outras dez mulheres detidas na mesma ocasião também foram condenadas e receberam dez chicotadas.
O artigo 152 do código penal sudanês prevê uma pena máxima de 40 chicotadas para qualquer pessoa que ''cometer um ato indecente, contrário à moral, ou utilizar vestimenta indecente''.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições