MENU

Mundo

Suposto mentor do 11 de Setembro deve ser julgado em Guantánamo

Suposto mentor do 11 de Setembro deve ser julgado em Guantánamo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:49

Deverá acontecer na base naval de Guantánamo, em Cuba, o julgamento de Khalid Sheik Mohammed, o homem considerado mentor dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.   A decisão, que deve ser anunciada nesta segunda-feira pelo secretário de Justiça dos EUA, Eric Holder, foi antecipada por autoridades americanas à imprensa internacional.   O plano inicial do governo de Barack Obama era que Mohammed e quatro outros réus fossem julgados em um tribunal federal de Nova York, mas no fim do ano passado a decisão foi contestada por autoridades locais e parlamentares, que preferem vê-los submetidos a um tribunal militar por questões de segurança. Além disso, os tribunais militares limitam parte do direito de defesa dos reús.

Em dezembro do ano passado, o Congresso impôs restrições à possibilidade de julgar presos de Guantánamo em tribunais civis americanos - uma proposta defendida por Obama.

Por causa disso, o líder decretou o restabelecimento das comissões militares, suspensas no começo de seu mandato, para julgar alguns dos homens mantidos na prisão.

O Congresso dos EUA também limitou rigidamente a transferência de presos como Mohammed a partir de Guantánamo, exigindo uma notificação prévia e relatórios sobre os possíveis riscos da operação.

Mohammed, um líder da Al-Qaeda capturado em 2003 no Paquistão, está preso desde 2006 na base naval de Guantánamo.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições