MENU

Mundo

Suposto produtor de filme anti-Maomé é preso após violar liberdade condicional

Suposto produtor de filme anti-Maomé é preso após violar liberdade condicional

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

iG São Paulo

Nakoula Besseley Nakoula, 55 anos, foi detido após utilizar a internet sem permissão prévia

A polícia da Califórnia, nos Estados Unidos, prendeu Nakoula Basseley Nakoula, de 55 anos, acusado de estar à frente da produção do vídeo que insulta o profeta Maomé e causou uma onda de revoltas violentas em países de maioria muçulmana. O homem de origem egípcia foi detido após ter violado as regras de sua liberdade condicional.

Veja também: Em \'Dia de Amor\' a Maomé, paquistaneses protestam contra filme anti-Islã

Aos meios de comunicação não foi concedida permissão para acompanhar sua audiência com juízes americanos. Segundo relatos, ele teria violado regras que o proibíam deixar os arredores de Los Angeles e acessar a internet sem permissão judicial durante cinco anos após sua primeira detenção. Em 2010, Nakoula foi condenado por estelionatário e falsidade ideológica.

 

 

De acordom com a agência de notícias AP, Nakoula - cristão de origem egípcia - estaria envolvido com a produção do filme \"Inocência de Maomé\", em que a religião islâmica é ridicularizada. Diversas pessoas que atuaram no longa-metragem afirmam que foram enganados. Governos dos principais países árabes onde houve manifestações violentas entraram com pedidos para que o YouTube e o Google tirem o vídeo do ar.

Leia também: Governos árabes pressionam YouTube para bloquear acesso a filme

Até o momento, não foi completamente esclarecida a sua participação no filme sobre o profeta Maomé. Medidas de segurança foram tomadas para que Nakoula recebesse proteção policial.

Interrogado

A polícia do estado da Califórnia interrogou há menos de duas semanas o suposto produtor do filme que ridiculariza a religião islâmica e que motivou a onda de ataques a embaixadas americanas no mundo árabe. Nakoula Basseley Nakoula, de 55 anos, já foi condenado por fraude bancária e se apresentou voluntariamente à delegacia de Cerritos, subúrbio de Los Angeles.

Na delegacia, Nakoula - de origem egpícia - telefonou para um bispo copta (membro igreja ortodoxa do Egito) e negou envolvimento com o filme \"Inocência de Maomé\", divulgado nesta semana em países muçulmanos e duramente criticado pelas autoridades internacionais.

Com AP


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições