MENU

Mundo

Surto de intoxicação alimentar atinge mais de 950 alunos no Japão

Surto de intoxicação alimentar atinge mais de 950 alunos no Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:56

Mais de 950 crianças ficaram doentes na ilha japonesa de Hokkaido, no norte do país, sob suspeita de intoxicação alimentar. Nove escolas da cidade foram fechadas até o fim desta semana.

Oito das crianças que apresentaram sintomas foram hospitalizadas. Autoridades da cidade de Iwamizawa, onde ocorreu o surto, afirmam que uma investigação está sendo realizada, e que a causa da intoxicação ainda não foi determinada.

Segundo o correspondente da BBC em Tóquio Roland Buerk, existe uma suspeita de que tenha havido infecção por salmonela, um gênero de bactéria frequentemente presente em carnes de animais, em particular galinha, e ovos.

Quinze professores e outros funcionários de escolas também apresentaram sintomas, mas nenhum deles se encontra em estado crítico.

Segundo Buerk, o surto foi bastante disseminado porque, como em muitas cidades do Japão, Iwamizawa possui grandes cozinhas que centralizam a produção e distribuição da comida servida nas escolas da cidade.

As refeições sob suspeita haviam sido preparadas um dia antes, para cerca de 3 mil estudantes da cidade. Entre os pratos, estavam sopa de missô e batata, salada feita de komatsuna (um vegetal semelhante ao espinafre) e rabanete com carne moída.

O correspondente da BBC diz que as cozinhas responsáveis por servir as escolas foram fechadas enquanto o inquérito sobre as causas da intoxicação é realizado.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições