MENU

Mundo

Tribunal espanhol rejeita caso de suborno contra Garzón

Tribunal espanhol rejeita caso de suborno contra Garzón

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

Reuters

Juiz foi acusado de aceitar honorários por palestras em universidade patrocinada por empresas envolvidas em casos perante seu tribunal

A Suprema Corte da Espanha rejeitou um caso de suborno contra o juiz de defesa dos direitos humanos Baltasar Garzón nesta segunda-feira, depois que ele teve sua licença para advogar cassada na semana passada em um caso separado no qual registrou ilegalmente conversas de suspeitos.

Leia também: Juiz que tentou extraditar Pinochet é banido por 11 anos na Espanha

 

 

O juiz espanhol Baltasar Garzón, que tentou extraditar Augusto Pinochet, sentado durante o início de seu julgamento na Suprema Corte de Madri (17/1/2012)

Foto: Reuters

 

Garzón enfrentava três processos judiciais, e no último, ele foi acusado de aceitar honorários por palestras que deu em uma universidade nos Estados Unidos e que eram patrocinadas por empresas espanholas envolvidas em casos perante seu tribunal.

Mas a Suprema Corte decretou que o estatuto de limitações havia expirado sobre as acusações, já que elas foram levadas à Justiça em 2009, mais de três anos depois que os supostos pagamentos ilícitos foram feitos. Garzón, 56 anos, negou qualquer delito.

Saiba mais: Investigação de crimes do franquismo leva juiz espanhol a julgamento

Garzón aguarda o veredicto em um terceiro caso contra ele, o mais polêmico, em que é acusado de exceder sua autoridade ao ordenar um inquérito sobre o assassinato e o desaparecimento de mais de 100 mil indivíduos pelas forças leais ao falecido ditador Francisco Franco.

As investigações contra Garzón dividiram a Espanha. Alguns o veem como vítima de uma caça às bruxas política, porque ele assumiu grandes casos de corrupção e investigou capítulos do violento passado da Espanha, mas outros o veem como um juiz arrogante e negligente que ultrapassou seus limites.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições