MENU

Mundo

Tufão 'Songda' leva Filipinas a retirar 250 mil pessoas de áreas de risco

Tufão 'Songda' leva Filipinas a retirar 250 mil pessoas de áreas de risco

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:41

As autoridades das Filipinas começaram nesta quinta-feira (26) a retirar 250 mil pessoas de áreas de risco antes da chegada do tufão "Songda", que segue ganhando força e já apresenta ventos sustentados de até 150 km/h.

A princípio, o temporal não tocará a terra, e deve passar pelo litoral antes de seguir para Taiwan, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia das Filipinas. Mas o "Songda" levará à região de Bicol, na ilha de Luzon, chuvas torrenciais.

O governador da província de Albay, Joey Salceda, ordenou que caminhões militares fossem disponibilizados para transferir a população ameaçada e ofereceu cinco quilos de arroz a cada família que se comprometesse a manter-se a salvo até a passagem do tufão.

Colégios e repartições públicas foram fechados e cerca de sete mil pessoas aguardam nos portos do país que a Guarda Litorânea libere a saída de navios.

O "Songda" se encontra agora a cerca de 250 km da ilha de Samar e se desloca em direção noroeste a uma velocidade aproximada de 9 km/h.

O Serviço Nacional de Meteorologia das Filipinas elevou o alerta ao nível 2 - em escala até 5 - nas províncias de Catanduanes, Sorsogon, Albay, Camarins Sul, Camarins Norte e Samar.

Ainda não está afastada a possibilidade de o temporal chegar a Manila no próximo fim de semana. A capital filipina sofre há dias com chuvas torrenciais e inundações em algumas zonas.

O presidente do país, Benigno Aquino, pôs em alerta várias agências governamentais para alcançar o objetivo de nenhuma vítima fatal. Ao todo, 33 pessoas morreram neste mês nas Filipinas pela tempestade tropical "Aere", a primeira da estação chuvosa que a cada ano deixa o saldo de 15 a 20 tufões.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições