MENU

Mundo

Tumor de Hugo Chávez foi tirado por completo

Tumor de Hugo Chávez foi tirado por completo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:36

O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, disse neste sábado - em uma entrevista ao canal privado "Televen" - que o presidente do país, Hugo Chávez, teve o tumor que tinha na zona pélvica retirado "a tempo" e "por completo". Segundo ele, o presidente está iniciando um processo "quase milagroso" de recuperação.

Maduro disse que os órgãos vitais do presidente estão perfeitos após a segunda operação à qual foi submetido em Havana para extrair o tumor, após ter sido operado inicialmente, no dia 10.  

"Depois da segunda operação, começou um trauma difícil", assinalou, ao lembrar que a recuperação "foi lenta nos primeiros quatro a cinco dias", e que a partir daí começou a caminhar e a cumprir uma dieta e um plano médico que o levaram a um franco processo de recuperação.

Maduro assinalou que Chávez está passando por um momento "complexo" e "difícil", mas ressaltou que está fazendo exercício diário e seguindo "uma dieta especial".

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, conversa com as filhas

 María Gabriela (à esquerda) e Rosa Virginia em Havana, na sexta-feira (1º) (Foto: AP)

  Ele afirmou que Chávez foi tratado pelos "melhores especialistas" dos dois países.

A falta de informações sobre o estado de sáude de Chávez gerou uma onda de boatos dentro e fora do país, com a oposição denunciando supostos riscos à governabilidade causados pela sua ausência.

Fotos

Chávez iniciou sua reabilitação com caminhadas diárias após as cirurgias em Havana, informou no sábado o site oficial cubano "Cubadebate", que trouxe várias fotografias do presidente durante seus exercícios matutinos.

O site afirmaa que, "como parte da rotina para sua recuperação", os médicos indicaram a Chávez um passeio diário de dez minutos, e acrescenta que o líder "cumpre disciplinadamente" a tarefa.

As fotos divulgadas foram tiradas na sexta-feira passada durante uma dessas caminhadas, e mostram o presidente venezuelano em companhia de Madura, suas filhas María Gabriela e Rosa Virgínia, e o médico que o atende na ilha.

Nas imagens, ele é visto de agasalho, conversando e de bom ânimo em um jardim do lugar onde se recupera.

Chávez permanece há três semanas em Cuba, onde foi submetido a duas operações, uma delas para extrair um "tumor", segundo informou ele mesmo na quinta-feira passada em mensagem pela televisão na qual admitiu seu câncer.

Chávez caminha ao lado do chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro (à direita) (Foto: AP)            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições