MENU

Mundo

TV estatal confirma que Irã aprovou lei para expulsar embaixador

TV estatal confirma que Irã aprovou lei para expulsar embaixador

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

Um projeto de lei que rebaixa as relações diplomáticas do Irã com a Grã-Bretanha e prevê a expulsão do embaixador britânico foi aprovado nesta segunda-feira (28), confirmou a emissora estatal Irib, um dia após o projeto passar pelo Parlamento .

"Os membros do Conselho Guardião, após exame do plano, aprovaram-no por unanimidade", disse Abbasali Kadkhodai, porta-voz do Conselho, ao site da Irib.

O Conselho Guardião é formado por 12 clérigos e juristas encarregados de analisarem a adequação das leis ao Islã. A tramitação excepcionalmente rápida desse projeto reflete a intenção do Irã de impor retaliações pelas sanções anunciadas na semana passada pela Grã-Bretanha contra Teerã.

Parlamento iraniano debate projeto contra o Reino Unido no domingo (27) (Foto: Reuters) Pelas novas sanções britânicas, bancos do país ficam proibidos de fazer negócios com bancos iranianos, inclusive o Banco Central. As medidas foram impostas devido a um novo relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) que intensificou as suspeitas de que o Irã estaria tentado desenvolver armas nucleares, algo que Teerã nega.

No domingo (27), ao aprovar o projeto, deputados entoaram gritos de "Morte à Inglaterra". Parlamentares disseram que retaliações semelhantes serão adotadas contra qualquer outro país que punir o Irã por seu programa nuclear.

Ministro de Relações Exteriores da União Europeia se reúnem na quinta-feira para aprovar novas sanções, que podem incluir o rompimento de relações financeiras e a proibição de importação do petróleo iraniano.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições